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22/2/2016, 09:49
A minha impressão é a mesma dos colegas . O que parece é que está "faltando óleo " no câmbio ele fica meio ABESTALHADO . Isso é ruim porque nestas indecisões aumenta o consumo na cidade , agora na estrada acho eu que não se nota muita diferença . É aí Ricardo alguma novidade na css , pois estou aguardando seu comentário.
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22/2/2016, 14:47
Olá, pessoal! É o seguinte, a reprogramação foi feita na concessionária na sexta-feira. Peguei o carro e posso dizer que nada mudou. O câmbio é isso daí mesmo como explicado no vídeo postado pelo amigo Luiz. Principalmente nas reduções de quinta para quarta marcha e de oitava para sétima, ele dá um tranco mais pronunciado e ainda sofre uma leve aceleração, por conta de engrenagens diferentes que existem no câmbio de 9 marchas transversal. Como o Calareso mencionou, pelo fato de o câmbio ficar às vezes indeciso, a impressão que tenho é a mesma que ele tem: a de que o consumo está aumentando. Mas pela experiência que estou tendo, este não é o caso. Este câmbio foi criado tendo como um dos principais objetivos a economia de combustível e, mesmo que fique reduzindo muito cedo, ou elevando as rotações demais do nosso ponto de vista, creio que isso está dentro da programação normal dele. É um câmbio diferente dos antecessores. Temos de nos acostumar com isso. Lembremos que ele é bastante leve para um câmbio de 9 marchas, o que foi atingido de forma magistral pelos engenheiros da ZF. Assim, acho que não precisamos esperar uma perfeição na dirigibilidade gerada por ele, mas podemos nos contentar com prós que ele consegue fornecer: muita economia e torque mais que suficiente em qualquer circunstância. Vamos ser sinceros: precisou de força, basta uma 'meia pisada' no acelerador que lá está o carro a nos obedecer. Boa parte disso se deve ao motor, mas muito ao câmbio com tantas marchas. Aproveito para mencionar que resolvi também mais dois probleminhas na visita à concessionária: a porta do porta-malas estava pegando na sua articulação superior com o aerofólio na hora da abertura (resolvido) e também foi colocado um calço no escapamento (problema também mencionado neste fórum), que gerava uma vibração excessiva quando o carro estava parado na posição "D".

Enfim, acostumem-se com o câmbio novo e aproveitem seus benefícios!

Espero ter ajudado em algo.

Um abraço.
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 2 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

22/2/2016, 15:49
Beleza Ricardo!!!
Obrigado pelas informações. O jeito é desencanar e curtir bastante o carro.

abraço
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 2 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

22/2/2016, 15:58
Vlw Ricardo , com o seu comentário eu fique mais tranquilo e economizei tempo e saliva .
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 2 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

22/2/2016, 16:42
Pessoal, o meu TH também se comporta da mesma maneira em relação ao câmbio. Mas eu acho que descobri o motivo (ou parte) do porque desse funcionamento "anormal". Percebi que quando pressionava o pedal de freio mais ou menos 1 cm, o freio já atuava, porém a luz de freio não acendia, somente quando se pressionava mais forte o pedal. O interruptor da luz freio (vulgarmente conhecido como "cebolinha") envia um sinal à centralina para informar que o veículo está sendo freado e então o combustível é cortado, fazendo com que o freio motor ajude na frenagem. Então é por isso que o veículo estava acelerando mesmo quando se estava freando (levemente), pois o interruptor não enviava o sinal da luz de freio imediatamente para a centralina. Isso gera outros problemas, por exemplo, quando se freia ao se aproximar de um semáforo. Como a luz de freio demora a acender, um carro que esteja atrás vai demorar mais para perceber a frenagem e uma colisão pode ocorrer. Outro problema acontece quando se tenta desligar o piloto automático através de um toque no freio. Para que isso aconteça, é necessário pisar mais fundo no pedal, fazendo com que o veículo dê uma pequena frenagem.
Diante desses fatos, levei o TH na CSS e realmente foi verificado através de testes o retardo no acionamento do interruptor da luz de freio. Durantes os teste mecânicos também foi feito um reset do software e para a minha surpresa o defeito desapareceu. Acredito também que durante os testes mecânicos, o pedal de freio foi pressionado várias vezes até o fundo (situação pouco comum no dia a dia), fazendo com que ele ficasse mais macio e consequentemente liberando o interruptor com mais sensibilidade. Enfim, como foi detectado o problema nesse interruptor, a CSS fez o pedido em garantia para a troca. Meu TH tem apenas 1.000 k e talvez com o uso o pedal iria ficar mais macio.
Espero ter ajudado a todos que vem experimentando essa situação.
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1/3/2016, 15:11
Ricardo Mariano escreveu:Obrigado, Luiz. Realmente esse vídeo foi muito esclarecedor. Lá fala exatamente que a sensação piora da quinta para a quarta marcha e da oitava para a sétima. É isso mesmo o que percebi. Mas como disse o "tiger58", a sensação não é boa não e tem me incomodado. Tem horas que o câmbio parece ficar realmente indeciso, inclusive nas acelerações, como mencionei primeiramente. Neste ponto, ainda fico desconfiado se o câmbio não precisa mesmo é de uma atualização de software.

Concordo. Sinto o mesmo desconforto
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13/7/2016, 18:19
Ricardo Mariano escreveu:Olá a todos! Tirei meu Renegade diesel Longitude há um mês e meio e desde então venho notando problemas com o câmbio ZF de 9 marchas. Primeiramente, gostaria de frisar que sou bastante acostumado com câmbios automáticos e um entusiasta de carros. Portanto, o problema que irei relatar não está relacionado à falta de costume com esse tipo de câmbio. Um dos problemas está relacionado com a indecisão do câmbio em subir marcha. Mesmo acelerando levemente, sem nenhum intuito de dar uma esticada, às vezes ele sobe a rotação até as 3.500 rotações ou até mais, por minuto, para só então fazer a troca. Repetindo o experimento alguns momentos depois, o câmbio já volta ao normal, fazendo a troca antes de 2.500 rotações. Outro problema está relacionado ao processo de desaceleração do carro. Quando solto o pé do acelerador e o câmbio começa a redução das marchas, o carro simplesmente acelera sozinho. Por exemplo, em situações em que estou me aproximando de uma curva acentuada e solto o acelerador por completo, ao invés de o carro desacelerar, ele reduz de quinta para quarta marcha e dá uma pequena acelerada, o que me dá um baita susto. Isto tem acontecido quase sempre quando estou em torno de 53/54 Km/h, estando o câmbio em quinta marcha. Chegando perto de um obstáculo, solto o pé do acelerador. A velocidade começa a cair. Quando chega em 43 Km/h, o câmbio faz a redução para quarta marcha e o carro acelera, indo a 45 Km/h. Pode parecer pouco, mas a sensação é muito esquisita, gerando insegurança. Isto continua a acontecer quando piso no freio e o câmbio vai baixando marcha, pois eu sinto certa resistência à frenagem do veículo, como se estivesse pisando nos dois pedais (freio e acelerador) ao mesmo tempo.

E aí, alguém tem sentido algo parecido?

Ricardo Mariano e demais no assunto, criei um tópico novo sobre o mesmo assunto pois não havia conseguido encontrar esse tópico e agora pesquisando sobre câmbios no Google encontrei.
Esse problema é exatamente o meu e já tem uma atualização relacionada a esse problema.
O Tópico que criei é "Atualização do software para o Renegade Diesel"
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19/7/2016, 15:41
Andei lendo também sobre a transmissão ZF 9. O Honda Pilot, do mercado norte-americano, também usa a mesma transmissão.
Ocorre que a ZF 9 da Honda é construído pela própria ZF, enquanto que na Jeep a FCA, usando a engenharia da ZF, resolveu ela mesma construir a transmissão.
"Diferentes montadoras, usando a mesma transmissão, não trouxeram o mesmo resultado", segundo a reportagem do Chicago Tribune.
Outro problema, em que a crítica norte-americana parece ser mais incisiva, é realmente no software. Desde a introdução nos carros da FCA, já foram feitas algumas atualizações.
Pelo que li, parece que já são 2 anos que a FCA adotou essa transmissão. Uma hora a FCA tem de acertar.
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CRACASSIS
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19/7/2016, 18:30
CRACASSIS escreveu:
Ricardo Mariano escreveu:Olá a todos! Tirei meu Renegade diesel Longitude há um mês e meio e desde então venho notando problemas com o câmbio ZF de 9 marchas. Primeiramente, gostaria de frisar que sou bastante acostumado com câmbios automáticos e um entusiasta de carros. Portanto, o problema que irei relatar não está relacionado à falta de costume com esse tipo de câmbio. Um dos problemas está relacionado com a indecisão do câmbio em subir marcha. Mesmo acelerando levemente, sem nenhum intuito de dar uma esticada, às vezes ele sobe a rotação até as 3.500 rotações ou até mais, por minuto, para só então fazer a troca. Repetindo o experimento alguns momentos depois, o câmbio já volta ao normal, fazendo a troca antes de 2.500 rotações. Outro problema está relacionado ao processo de desaceleração do carro. Quando solto o pé do acelerador e o câmbio começa a redução das marchas, o carro simplesmente acelera sozinho. Por exemplo, em situações em que estou me aproximando de uma curva acentuada e solto o acelerador por completo, ao invés de o carro desacelerar, ele reduz de quinta para quarta marcha e dá uma pequena acelerada, o que me dá um baita susto. Isto tem acontecido quase sempre quando estou em torno de 53/54 Km/h, estando o câmbio em quinta marcha. Chegando perto de um obstáculo, solto o pé do acelerador. A velocidade começa a cair. Quando chega em 43 Km/h, o câmbio faz a redução para quarta marcha e o carro acelera, indo a 45 Km/h. Pode parecer pouco, mas a sensação é muito esquisita, gerando insegurança. Isto continua a acontecer quando piso no freio e o câmbio vai baixando marcha, pois eu sinto certa resistência à frenagem do veículo, como se estivesse pisando nos dois pedais (freio e acelerador) ao mesmo tempo.

E aí, alguém tem sentido algo parecido?

Ricardo Mariano e demais no assunto, criei um tópico novo sobre o mesmo assunto pois não havia conseguido encontrar esse tópico e agora pesquisando sobre câmbios no Google encontrei.
Esse problema é exatamente o meu e já tem uma atualização relacionada a esse problema.
O Tópico que criei é "Atualização do software para o Renegade Diesel"

Pessoal, Hoje estive na concepcionária para verificar o problema que relatei e foi constatado pelo técnico da mesma, na semana passada.
Primeiro ainda na semana passada fui informado diretamente pela Jeep que não há nenhuma atualização para o Renegade Diesel, segundo eles, houve um desencontro de informações e a atualização é a já conhecida para o Flex, mas fui convidado a levar o carro na Ccs para fazer uma varredura. Feito um "Scaner", não foi encontrado nenhuma anormalidade e o módulo de "aprendizado" foi zerado. Segundo o técnico (o que fez a varredura), o módulo de "aprendizado" memoriza o seu modo de dirigir e usa esses dados para otimizar o conjunto câmbio/motor.
O problema continua e fui recomendado a deixar o carro na Ccs para pesquisarem o problema. Não deixei porque o problema é do software e se não tem atualização não adianta pesquisarem pois não vão encontrar nada.
Lamento se criei expectativas mas fui induzido a acreditar que teria uma atualização.
Abs., Cracassis
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19/7/2016, 20:55
Eu acho bastante interessante irem reportando esses problemas para a concessionária para a FCA ir ajustando/corrigindo os "bugs".

Os relatos de problemas nos EUA resultaram em atualizações de software, vejam:

"Even after transmission related production delays, the 2014-2015 Jeep Cherokee immediately spawned TSBs (Technical Service Bulletins) to address shifting issues. Some of the reported problems included sudden acceleration, unexpected downshifts, failure to kickdown when accelerating, shifting into neutral while driving, and front-axle vibrations.

Although dealers were apprised on how to solve customer complaints, FCA (Fiat-Chrysler) claimed the problems weren’t mechanical, but stemmed from the software that controlled the shifting. They also claimed the transmission software ‘adapted’ differently to each person’s driving style. However, using the latest software updates seem to help the transmission to adapt more logically."

Fonte: http://www.transmissionrepaircostguide.com/jeep-cherokee-transmission-problems/
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24/7/2016, 17:19
Fiz o test drive semana passada num trailhawk numa grande subida e descida e senti exatamente esse efeito da aceleração ao reduzir marcha. Até comentei com o vendedor ao meu lado: "que coisa estranha, o carro acelerou quando reduzi na borboleta" e ele disse que percebeu também.

Ao voltar pra casa e depois de ler vários relatos de comportamento semelhante do Renegade diesel resolvi encomendar um 1.8 flex. Mas até agora estou inconformado com isso pois achei maravilhoso aquele motor diesel.

Achei melhor deixar a Jeep evoluir melhor esse câmbio ZF e talvez numa próxima troca optar pela versão diesel.
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24/7/2016, 19:16
Após ver o vídeo que o Luiz postou, entendi um pouco o funcionamento desse câmbio. Os engates 4<>5 e 7<>8 são diferentes das outras marchas e, dependendo da  condição da direção, as passagens dessas marchas podem ser realizadas de uma forma mais abrupta.

O interessante é que o comportamento do câmbio pode ser alterado pelo software de gerenciamento, então ele pode evoluir com o tempo e desenvolvimento.

Começo a achar que não é um defeito do câmbio ou erro de projeto, mas um comportamento derivado da  tecnologia empregada e do estado atual de desenvolvimento do software de gerenciamento.
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25/7/2016, 10:31
Rogério RJ escreveu:Fiz o test drive semana passada num trailhawk numa grande subida e descida e senti exatamente esse efeito da aceleração ao reduzir marcha. Até comentei com o vendedor ao meu lado: "que coisa estranha, o carro acelerou quando reduzi na borboleta" e ele disse que percebeu também.

Ao voltar pra casa e depois de ler vários relatos de comportamento semelhante do Renegade diesel resolvi encomendar um 1.8 flex. Mas até agora estou inconformado com isso pois achei maravilhoso aquele motor diesel.

Achei melhor deixar a Jeep evoluir melhor esse câmbio ZF e talvez numa próxima troca optar pela versão diesel.

Prezado Rogério,
Eu não deixaria de comprar o renegade diesel por causa do comportamento do câmbio, pois Com o tempo você acostuma.
Não acho o motor 1.8 ruim, acho ele apropriado para proposta do carro. Sem falar q é um conjunto motor/câmbio muito robusto.
Porém, como você mesmo falou, o motor diesel é maravilhoso. Por isso, na minha opinião, não deixaria de comprar o diesel só por causa do comportamento do câmbio.
Abraço
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 2 Empty Por defeito no câmbio, Renegade tem recall nos EUA

10/8/2016, 15:26

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10/8/2016, 21:43
Essa notícia do recall que o colega postou reforçou minha certeza na opção que fiz pelo 1.8 flex, apesar de gostado muito do motor diesel. Não acho que o câmbio ZF seja tão problemático, mas acho que a FCA precisa amadurecer o casamento desse câmbio com seus carros. Espero que daqui a uns 2 anos ele esteja 100% e aí sim trocarei meu Limited Edition por algum diesel.
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11/8/2016, 12:58
não tenho meu renegade há muito tempo, mas percebo essa questão do carro "acelerar" quando reduz marcha.

minha teoria: se o carro simplesmente reduz a marcha, sendo um motor diesel, ele iria "frear" muito, a ponto de ser insegura a redução de velocidade inesperada. (considere aqui q motores a gasolina são muito mais elásticos que motores a diesel)

como eu entendo o trabalho do cambio: ao reduzir, ele tende a manter a velocidade, dando uma leve embalada no carro, e posteriormente perdendo velocidade mais gradativamente.

enfim, nao tenho sentido esse incomodo, mas sim entendo como o cambio trabalha e acho sensacional em todos os aspectos.
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11/8/2016, 17:30
antemax escreveu:não tenho meu renegade há muito tempo, mas percebo essa questão do carro "acelerar" quando reduz marcha.

minha teoria: se o carro simplesmente reduz a marcha, sendo um motor diesel, ele iria "frear" muito, a ponto de ser insegura a redução de velocidade inesperada. (considere aqui q motores a gasolina são muito mais elásticos que motores a diesel)

como eu entendo o trabalho do cambio: ao reduzir, ele tende a manter a velocidade, dando uma leve embalada no carro, e posteriormente perdendo velocidade mais gradativamente.

enfim, nao tenho sentido esse incomodo, mas sim entendo como o cambio trabalha e acho sensacional em todos os aspectos.

Faz sentido sua teoria. A faixa de rotação ideal do diesel é estreita, ou seja, em 3000 rpm o motor está "gritando", visto que em um gasolina/flex, nem tanto, pois a faixa de rotação é bem maior nestes.

J.

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12/8/2016, 00:06
jeb escreveu:
antemax escreveu:não tenho meu renegade há muito tempo, mas percebo essa questão do carro "acelerar" quando reduz marcha.

minha teoria: se o carro simplesmente reduz a marcha, sendo um motor diesel, ele iria "frear" muito, a ponto de ser insegura a redução de velocidade inesperada. (considere aqui q motores a gasolina são muito mais elásticos que motores a diesel)

como eu entendo o trabalho do cambio: ao reduzir, ele tende a manter a velocidade, dando uma leve embalada no carro, e posteriormente perdendo velocidade mais gradativamente.

enfim, nao tenho sentido esse incomodo, mas sim entendo como o cambio trabalha e acho sensacional em todos os aspectos.

Faz sentido sua teoria. A faixa de rotação ideal do diesel é estreita, ou seja, em 3000 rpm o motor está "gritando", visto que em um gasolina/flex, nem tanto, pois a faixa de rotação é bem maior nestes.

J.

Entendi essa teoria e pode fazer sentido, mas a FCA precisa fazer um fine tuning nesse câmbio ZF para que ele funcione dessa forma como descreveu de uma maneira mais harmoniosa, pois essa aceleração quando se reduz da 8ª pra 7ª e principalmente da 5ª pra 4ª assusta e dependendo da situação e da desatenção do motorista pode causar um acidente.

Imagine você na estrada com 2 caminhões à frente e próximos um do outro. Você ultrapassa o primeiro, volta pra sua pista logo atrás do segundo e reduz a marcha pra obter freio-motor. Nesse momento ao invés de reduzir o carro acelera. Já imaginou?

Nos EUA tem havido muita discussão sobre esse comportamento do ZF9 nos diversos carros equipados com esse câmbio, não apenas no Renegade.
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 2 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

12/8/2016, 09:38
Rogério RJ escreveu:
jeb escreveu:
antemax escreveu:não tenho meu renegade há muito tempo, mas percebo essa questão do carro "acelerar" quando reduz marcha.

minha teoria: se o carro simplesmente reduz a marcha, sendo um motor diesel, ele iria "frear" muito, a ponto de ser insegura a redução de velocidade inesperada. (considere aqui q motores a gasolina são muito mais elásticos que motores a diesel)

como eu entendo o trabalho do cambio: ao reduzir, ele tende a manter a velocidade, dando uma leve embalada no carro, e posteriormente perdendo velocidade mais gradativamente.

enfim, nao tenho sentido esse incomodo, mas sim entendo como o cambio trabalha e acho sensacional em todos os aspectos.

Faz sentido sua teoria. A faixa de rotação ideal do diesel é estreita, ou seja, em 3000 rpm o motor está "gritando", visto que em um gasolina/flex, nem tanto, pois a faixa de rotação é bem maior nestes.

J.

Entendi essa teoria e pode fazer sentido, mas a FCA precisa fazer um fine tuning nesse câmbio ZF para que ele funcione dessa forma como descreveu de uma maneira mais harmoniosa, pois essa aceleração quando se reduz da 8ª pra 7ª e principalmente da 5ª pra 4ª assusta e dependendo da situação e da desatenção do motorista pode causar um acidente.

Imagine você na estrada com 2 caminhões à frente e próximos um do outro. Você ultrapassa o primeiro, volta pra sua pista logo atrás do segundo e reduz a marcha pra obter freio-motor. Nesse momento ao invés de reduzir o carro acelera. Já imaginou?

Nos EUA tem havido muita discussão sobre esse comportamento do ZF9 nos diversos carros equipados com esse câmbio, não apenas no Renegade.

Concordo contigo. Embora o funcionamento se justifique, ele não é "normal" do ponto de vista do condutor. Há anos só temos carros automáticos aqui na família e nunca tinha visto isso em qualquer deles ou outros que já dirigi de colegas. Essa sua situação da ultrapassagem já passei por diversas vezes (99% do uso do meu RN é em estradas e rodo bem, em torno de 30mil por ano), principalmente nas BRs da vida. O que eu percebo é que se tiver que se precisar frear forte, o carro não acelera. ele acelera quando a frenagem é leve e prolongada e quando reduz uma marcha. Quando tem que reduzir mais que uma não acelera. Pelo menos é o que percebo.

J.

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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 2 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

12/8/2016, 10:20
Esse fine tuning seria mesmo ideal pra tirar qualquer sensação estranha que o cambio esteja causando.

jeb escreveu:
Rogério RJ escreveu:
jeb escreveu:

Faz sentido sua teoria. A faixa de rotação ideal do diesel é estreita, ou seja, em 3000 rpm o motor está "gritando", visto que em um gasolina/flex, nem tanto, pois a faixa de rotação é bem maior nestes.

J.

Entendi essa teoria e pode fazer sentido, mas a FCA precisa fazer um fine tuning nesse câmbio ZF para que ele funcione dessa forma como descreveu de uma maneira mais harmoniosa, pois essa aceleração quando se reduz da 8ª pra 7ª e principalmente da 5ª pra 4ª assusta e dependendo da situação e da desatenção do motorista pode causar um acidente.

Imagine você na estrada com 2 caminhões à frente e próximos um do outro. Você ultrapassa o primeiro, volta pra sua pista logo atrás do segundo e reduz a marcha pra obter freio-motor. Nesse momento ao invés de reduzir o carro acelera. Já imaginou?

Nos EUA tem havido muita discussão sobre esse comportamento do ZF9 nos diversos carros equipados com esse câmbio, não apenas no Renegade.

Concordo contigo. Embora o funcionamento se justifique, ele não é "normal" do ponto de vista do condutor. Há anos só temos carros automáticos aqui na família e nunca tinha visto isso em qualquer deles ou outros que já dirigi de colegas. Essa sua situação da ultrapassagem já passei por diversas vezes (99% do uso do meu RN é em estradas e rodo bem, em torno de 30mil por ano), principalmente nas BRs da vida. O que eu percebo é que se tiver que se precisar frear forte, o carro não acelera. ele acelera quando a frenagem é leve e prolongada e quando reduz uma marcha. Quando tem que reduzir mais que uma não acelera. Pelo menos é o que percebo.

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