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zeluiz
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 3 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

15/8/2016, 16:38
Olá pessoal, peguei o meu semana passada, estou adorando o carro, já experimentei essa "coisa" do cambio.
O importante é que já estava preparado pois tinha lido todas essas notícias sobre o assunto aqui no fórum, então não achei nada preocupante.
A rotação aumentou até uns 3000 rpm quando eu pisei no freio numa decida num engarrafamento, o carro continuou desacelerando normalmente como esperado e apenas a rotação aumentou, consertei trocando as marchas (para cima) usando as palhetas do volante, foi bem tranquilo. Não senti absolutamente que o carro estivesse tracionando a mais na proporção do aumento da rotação, diminuiu conforme o esperado num carro automático quando se pisa no freio.
Agora, realmente achei desnecessário esse aumento da rotação, não imagino que utilidade teria, mas é algo super simples de se corrigir mediante alteração do software, não entendo o motivo da Jeep se recusar a fazer isso pois todo mundo está reclamando e ainda não vi ninguém dizendo que dá graças a Deus por esse comportamento bizarro do câmbio, então era só retirar essa função...
O problema do recall nos EUA é outro, o carro vai para NEUTRO de uma hora pra outra, isso ainda não vi ninguém aqui no forum brazuca reclamando.
Abraços!
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CRACASSIS
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 3 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

6/9/2016, 21:28
Pessoal, minha irmã comprou uma Toro Diesel e fiz um teste com relação as acelerações involuntárias, em especial a que mais me incomoda que é na redução de 5ª para 4ª, e notei o mesmo comportamento câmbio porem, com uma aceleração muito menor que não chega a comprometer a dirigibilidade.
Aqui em Angra dos Reis tem uma Css Fiat que também vende Jeep, apenas vende, não dá assistência, e o chefe de oficina disse que, apesar de o conjunto motor/ câmbio serem os mesmos o software não são iguais.
Vou relatar a Jeep as diferenças que encontrei.
Abs., Cracassis
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João E G Rodrigues
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 3 Empty Troca de marchas

8/9/2016, 21:11
Luiz escreveu:
Ricardo Mariano escreveu:Olá a todos! Tirei meu Renegade diesel Longitude há um mês e meio e desde então venho notando problemas com o câmbio ZF de 9 marchas. Primeiramente, gostaria de frisar que sou bastante acostumado com câmbios automáticos e um entusiasta de carros. Portanto, o problema que irei relatar não está relacionado à falta de costume com esse tipo de câmbio. Um dos problemas está relacionado com a indecisão do câmbio em subir marcha. Mesmo acelerando levemente, sem nenhum intuito de dar uma esticada, às vezes ele sobe a rotação até as 3.500 rotações ou até mais, por minuto, para só então fazer a troca. Repetindo o experimento alguns momentos depois, o câmbio já volta ao normal, fazendo a troca antes de 2.500 rotações. Outro problema está relacionado ao processo de desaceleração do carro. Quando solto o pé do acelerador e o câmbio começa a redução das marchas, o carro simplesmente acelera sozinho. Por exemplo, em situações em que estou me aproximando de uma curva acentuada e solto o acelerador por completo, ao invés de o carro desacelerar, ele reduz de quinta para quarta marcha e dá uma pequena acelerada, o que me dá um baita susto. Isto tem acontecido quase sempre quando estou em torno de 53/54 Km/h, estando o câmbio em quinta marcha. Chegando perto de um obstáculo, solto o pé do acelerador. A velocidade começa a cair. Quando chega em 43 Km/h, o câmbio faz a redução para quarta marcha e o carro acelera, indo a 45 Km/h. Pode parecer pouco, mas a sensação é muito esquisita, gerando insegurança. Isto continua a acontecer quando piso no freio e o câmbio vai baixando marcha, pois eu sinto certa resistência à frenagem do veículo, como se estivesse pisando nos dois pedais (freio e acelerador) ao mesmo tempo.

E aí, alguém tem sentido algo parecido?


Prezado Ricardo,
Primeiramente bem vindo ao clube. Esse comportamento e normal nesse câmbio ZF9, o meu renegade também faz isso, já me acostumei... Andei pesquisando sobre o câmbio no youtube e achei um vídeo que explica o porque que esse câmbio é diferente.
Segue o link do vídeo.

Espero ter ajudado.

Tenho um Longitude Diesel desde Julho 2015, hoje já está com 29500km e estou muito satisfeito com o carro. Também notei que as vezes demora um pouco para trocar de quarta para quinta, principalmente com o carro ainda frio... dou logo um toque na borboleta e já troca a marcha. e de fato tbm nas descidas quando tira o pé do acelarador ele dá uma pequena acelerada, assim que reduz a marcha.. Na próxima revisão dos 40000, vou questionar sobre isso tbm.
At.
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Renato007
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 3 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

8/9/2016, 21:24
João E G Rodrigues"][quote="Luiz"][quote="Ricardo Mariano"]Olá a todos! Tirei meu Renegade diesel Longitude há um mês e meio e desde então venho notando problemas com o câmbio ZF de 9 marchas. Primeiramente, gostaria de frisar que sou bastante acostumado com câmbios automáticos e um entusiasta de carros. Portanto, o problema que irei relatar não está relacionado à falta de costume com esse tipo de câmbio. Um dos problemas está relacionado com a indecisão do câmbio em subir marcha. Mesmo acelerando levemente, sem nenhum intuito de dar uma esticada, às vezes ele sobe a rotação até as 3.500 rotações ou até mais, por minuto, para só então fazer a troca. Repetindo o experimento alguns momentos depois, o câmbio já volta ao normal, fazendo a troca antes de 2.500 rotações. Outro problema está relacionado ao processo de desaceleração do carro. Quando solto o pé do acelerador e o câmbio começa a redução das marchas, o carro simplesmente acelera sozinho. Por exemplo, em situações em que estou me aproximando de uma curva acentuada e solto o acelerador por completo, ao invés de o carro desacelerar, ele reduz de quinta para quarta marcha e dá uma pequena acelerada, o que me dá um baita susto. Isto tem acontecido quase sempre quando estou em torno de 53/54 Km/h, estando o câmbio em quinta marcha. Chegando perto de um obstáculo, solto o pé do acelerador. A velocidade começa a cair. Quando chega em 43 Km/h, o câmbio faz a redução para quarta marcha e o carro acelera, indo a 45 Km/h. Pode parecer pouco, mas a sensação é muito esquisita, gerando insegurança. Isto continua a acontecer quando piso no freio e o câmbio vai baixando marcha, pois eu sinto certa resistência à frenagem do veículo, como se estivesse pisando nos dois pedais (freio e acelerador) ao mesmo tempo.

E aí, alguém tem sentido algo parecido?


Prezado Ricardo,
Primeiramente bem vindo ao clube. Esse comportamento e normal nesse câmbio ZF9, o meu renegade também faz isso, já me acostumei... Andei pesquisando sobre o câmbio no youtube e achei um vídeo que explica o porque que esse câmbio é diferente.
Segue o link do vídeo.

Espero ter ajudado.

Tenho um Longitude Diesel desde Julho 2015, hoje já está com 29500km e estou muito satisfeito com o carro. Também notei que as vezes demora um pouco para trocar de quarta para quinta, principalmente com o carro ainda frio... dou logo um toque na borboleta e já troca a marcha. e de fato tbm nas descidas quando tira o pé do acelarador ele dá uma pequena acelerada, assim que reduz a marcha.. Na próxima revisão dos 40000, vou questionar sobre isso tbm.
At.

Em relação a troca em 3.500 rotações ainda não presenciei.
Agora em relação a dar uma acelerada quando se tira o pé do acelerador percebi sim mas sinceramente achei mínima e ao meu ver até o prezado momento não me colocou em risco e não fiquei assustado.
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Renato007
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 3 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

12/9/2016, 20:57
Prezados,

Fiz uma viagem a São Lourenço MG pegando a Dutra e subindo a serra em Engenheiro Passos. Quem conhece sabe que a serra é bem ingreme. Na volta fazendo o trajeto oposto percebi o que os colegas relataram acima. O cambio em alguns momentos ficava indeciso fazendo com que o contagiros ir até 3500 rpm. Precisava acelerar para o cambio mudar de marcha. Mas se for para colocar na balança, o carro tem bem mais pontos positivos do que negativos. Apesar que isso não considero um ponto negativo até porque é um caso isolado. Até o momento estou adorando o carro.
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adonis ferreira
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16/9/2016, 07:06
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TÔ LARGANDO A MÃO DE COMPRA ESTE CARRO SÓ TEM PROBLEMAS?
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Marcos Ribeiro
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Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho - Página 3 Empty Re: Câmbio automático de 9 marchas indeciso e acelerando sozinho

23/9/2016, 23:55
Concordo com o Ferrtesta tirei o carro na ccs Sael em Recife em julho estou gostando muito do carro. Fiz uma viagem de 600km o carro respondeu bem qdo solicitado. a velocidade de 140 km 13km /L
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luizeduardo
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5/10/2016, 22:54
Sou novo por aqui, estou estudando a compra de um Long.diesel, fiz 2 testes drive no diesel (Trail e Sport). No Trail foi tudo normal, mas no Sport senti exatamente esta "falha" de funcionamento na desacelaração... ao tirar o pé do acelerador e deixar o carro rolar em cutoff, e na sequencia frear bem suavemente, ele acelerou (um pouco / 1s) involuntariamente, provavelmente numa redução de marcha (40 ~50km/h), tentando casar a velocidade do motor c/ o do câmbio, como num punta taco... achei este comportamento extremamente ruim!
Isto está me deixando com o pé atrás..
Conforme um colega citou anteriormente, é possível que uma simples regulagem na cebolinha do pedal do freio (luz) resolva, pois o módulo eletrônico c/ ctz iria prevalecer o sinal do freio sobre o acelerador.
Será que alguem poderia fotografar o mecanismo dos pedais p/ que eu possa dar uma olhada?
Obrigado!
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CRACASSIS
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8/10/2016, 22:33
Renato007 escreveu:João E G Rodrigues"]
Luiz escreveu:
Ricardo Mariano escreveu:Olá a todos! Tirei meu Renegade diesel Longitude há um mês e meio e desde então venho notando problemas com o câmbio ZF de 9 marchas. Primeiramente, gostaria de frisar que sou bastante acostumado com câmbios automáticos e um entusiasta de carros. Portanto, o problema que irei relatar não está relacionado à falta de costume com esse tipo de câmbio. Um dos problemas está relacionado com a indecisão do câmbio em subir marcha. Mesmo acelerando levemente, sem nenhum intuito de dar uma esticada, às vezes ele sobe a rotação até as 3.500 rotações ou até mais, por minuto, para só então fazer a troca. Repetindo o experimento alguns momentos depois, o câmbio já volta ao normal, fazendo a troca antes de 2.500 rotações. Outro problema está relacionado ao processo de desaceleração do carro. Quando solto o pé do acelerador e o câmbio começa a redução das marchas, o carro simplesmente acelera sozinho. Por exemplo, em situações em que estou me aproximando de uma curva acentuada e solto o acelerador por completo, ao invés de o carro desacelerar, ele reduz de quinta para quarta marcha e dá uma pequena acelerada, o que me dá um baita susto. Isto tem acontecido quase sempre quando estou em torno de 53/54 Km/h, estando o câmbio em quinta marcha. Chegando perto de um obstáculo, solto o pé do acelerador. A velocidade começa a cair. Quando chega em 43 Km/h, o câmbio faz a redução para quarta marcha e o carro acelera, indo a 45 Km/h. Pode parecer pouco, mas a sensação é muito esquisita, gerando insegurança. Isto continua a acontecer quando piso no freio e o câmbio vai baixando marcha, pois eu sinto certa resistência à frenagem do veículo, como se estivesse pisando nos dois pedais (freio e acelerador) ao mesmo tempo.

E aí, alguém tem sentido algo parecido?


Prezado Ricardo,
Primeiramente bem vindo ao clube. Esse comportamento e normal nesse câmbio ZF9, o meu renegade também faz isso, já me acostumei... Andei pesquisando sobre o câmbio no youtube e achei um vídeo que explica o porque que esse câmbio é diferente.
Segue o link do vídeo.

Espero ter ajudado.

Tenho um Longitude Diesel desde Julho 2015, hoje já está com 29500km e estou muito satisfeito com o carro. Também notei que as vezes demora um pouco para trocar de quarta para quinta, principalmente com o carro ainda frio... dou logo um toque na borboleta e já troca a marcha. e de fato tbm nas descidas quando tira o pé do acelarador ele dá uma pequena acelerada, assim que reduz a marcha.. Na próxima revisão dos 40000, vou questionar sobre isso tbm.
At.

Em relação a troca em 3.500 rotações ainda não presenciei.
Agora em relação a dar uma acelerada quando se tira o pé do acelerador percebi sim mas sinceramente achei mínima e ao meu ver até o prezado momento não me colocou em risco e não fiquei assustado.
Já relatei aqui que andei numa Toro diesel e a aceleração nas reduções são praticamente imperceptíveis, diferente do que acontece com o meu Renegade que tem o comportamento exatamente como relata o João, quanto a acelerar nas reduções de 8ª para 7ª e principalmente de 5ª para 4ª. Estive numa Ccs Fiat e o chefe da oficina me disse apesar de o conjunto Motor/câmbio serem os mesmos os software são diferentes.
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21/10/2016, 15:27
Fala colegas... Comprei meu Renegade há 2 semanas, como já havia feito 2 teste drive e lido muito a respeito já tinha noção do que estava por vir. Avaliei vários carros mas sem dúvida o Renegade Diesel era o único que se encaixava no que queria. Comprei, mas rezando para que não tivesse "muitos" problemas, já que tinha navegado muito pelos fóruns aqui na internet. O carro é fantástico, o motor demais, mas esse problema da aceleração involuntária... Conversei bastante outro dia com um técnico da CSS onde comprei e o discurso é que a Jeep afirma que essa é uma característica do câmbio. Só pode ser piada, um câmbio que acelera quando é pra frear??? Claro que isso não é normal e eles não irão assumir, até que sejam obrigados a isso. O técnico disse que eles não tem qualquer solução pro problema por enquanto. Vislumbro um recall em breve ou dezenas de processos judiciais nesse sentido. Outro dia fiz uma curva o carro acelerou até cantou pneu. Estou atento ao problema. Falar que isso é característica e não defeito só pode ser piada, e de muito mal gosto e muito perigosa.
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30/11/2016, 00:08
Só parar finalizar meu relato aqui... peguei meu Sport diesel faz 1 semana... ja rodei 500km.. e posso dizer c conviccao que estou adorando o carro. A reducao de 5 p 4, onde ele da uma aceleradinha p casar o cambio incomoda um pouco sim, de 8 p 7 tb dá p sentir um pouco... mas menos. Como comprei o carro ciente desta caracteristica do ZF9, nao me encomoda, mas se houvesse uma atualizacao... seria bem vinda. Esta retencao em declives é p aproveitar o freio motor, nao vejo problema! No geral.. motor, direcao, suspensao e freios excelentes... só alegria!
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Marcos Ribeiro
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6/12/2016, 16:01
Pessoal. temos de nos acostumar as caracteristicas do carro. Esse cambio de 9 marchas tem esse comportamento. No meu Longitude Diesel tb é assim, já rodei 7000km sem problemas e fiz uma trilha de 1100 km ,onde utilizei ao maximo tudo que tenho direito com areias pesadas, subida em dunas com inclinaçaoes razoaveis, e trecho de praias . Respondeu bem em todas as situações. ( ver relato de trilha de 1100km no tópico primeiras impressoes )
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6/12/2016, 17:40
Pessoal, alguém sabe se esse problema persiste no modelo 2017?
Outra coisa, vi em vários sites automotivos que no segundo semestre de 2017 o Renegade passará por um facelift.....tomara que corrijam todos os problemas junto.
Abraços
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12/1/2017, 08:14
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Última edição por Ricardo Mariano em 18/12/2017, 17:11, editado 2 vez(es)
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