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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

20/3/2019, 12:35
Bom dia Pessoal,

Possuo um Renegade Diesel Sport 2015/2016 que está com alguns problemas na admissão de combustível.

Primeiro sintoma que eu tive foi o alerta de "água no filtro". Levei na CSS (Jeep Azurra Tijuca) e o mecânico aparentemente desconhecia o procedimento de fazer a drenagem no pré-filtro (abrir uma valvula de dreno que fica na parte superior da carcaça). Quando cheguei em casa, fiz isso e saiu um combustível com coloração de ferrugem. O carro ficou parado durante uma semana aproximadamente devido ao carnaval e começou a apresentar dificuldades na partida. Mesmo assim, fiquei andando com o carro mesmo com dificuldade de partida inclusive completei o taque com Diesel Podium e adicionei aditivo para ver se melhorava o carro. Até que uma vez no trânsito, apareceu a luz de verificar motor junto com um monte de aviso desde desligamento de AWD e TCS até verificar freio de estacionamento e o carro entrou em modo de segurança e passou a andar até as 50km/h.
Dado o medo de ficar enguiçado em plena linha vermelha levei diretamente na CSS novamente para que o pessoal passasse o scanner. Não foi encontrado nenhum defeito e ao ensinar o mecânico a drenar o combustível trouxe uma amostra para mim e eles ficaram com o carro para avaliar. Essa amostra que eu trouxe, deixei decantar durante uns dias e não apareceu separação de água, somente uma sedimentação no combustível, que mesmo assim aparentava leitoso ao invés de ser translúcido.

Na avaliação, desmontaram a bomba de baixa pressão atestando ferrugem na carcaça dela (na parte metálica dela e era visível a sujeira do combustível. O problema porém é que a CSS disse que possivelmente a bomba de alta pressão e os bicos injetores estão comprometidos, e recomendaram enviar para a BOSCH para diagnóstico e manutenção caso seja necessário. Fiquei cético pois eles não me mandaram fotos dos bicos injetores, somente um orçamento de 9 mil reais, com a bomba de baixa pressão custando 3887 reais. E ao movimentar o carro na CSS, depois de ao menos um dia parado, ele pegou rapidamente.

Gostaria da opinião dos caros amigos foristas sobre o assunto, se já tiveram esse problema e principalmente uma recomendação de onde seria possível fazer compra de peças aqui no Rio de
Janeiro (não sou natural daqui).

Obrigado

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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

22/3/2019, 08:11
Kotz escreveu:Bom dia Pessoal,

Possuo um Renegade Diesel Sport 2015/2016 que está com alguns problemas na admissão de combustível.

Primeiro sintoma que eu tive foi o alerta de "água no filtro". Levei na CSS (Jeep Azurra Tijuca) e o mecânico aparentemente desconhecia o procedimento de fazer a drenagem no pré-filtro (abrir uma valvula de dreno que fica na parte superior da carcaça). Quando cheguei em casa, fiz isso e saiu um combustível com coloração de ferrugem. O carro ficou parado durante uma semana aproximadamente devido ao carnaval e começou a apresentar dificuldades na partida. Mesmo assim, fiquei andando com o carro mesmo com dificuldade de partida inclusive completei o taque com Diesel Podium e adicionei aditivo para ver se melhorava o carro. Até que uma vez no trânsito, apareceu a luz de verificar motor junto com um monte de aviso desde desligamento de AWD e TCS até verificar freio de estacionamento e o carro entrou em modo de segurança e passou a andar até as 50km/h.
Dado o medo de ficar enguiçado em plena linha vermelha levei diretamente na CSS novamente para que o pessoal passasse o scanner. Não foi encontrado nenhum defeito e ao ensinar o mecânico a drenar o combustível trouxe uma amostra para mim e eles ficaram com o carro para avaliar. Essa amostra que eu trouxe, deixei decantar durante uns dias e não apareceu separação de água, somente uma sedimentação no combustível, que mesmo assim aparentava leitoso ao invés de ser translúcido.

Na avaliação, desmontaram a bomba de baixa pressão atestando ferrugem na carcaça dela (na parte metálica dela e era visível a sujeira do combustível. O problema porém é que a CSS disse que possivelmente a bomba de alta pressão e os bicos injetores estão comprometidos, e recomendaram enviar para a BOSCH para diagnóstico e manutenção caso seja necessário. Fiquei cético pois eles não me mandaram fotos dos bicos injetores, somente um orçamento de 9 mil reais, com a bomba de baixa pressão custando 3887 reais. E ao movimentar o carro na CSS, depois de ao menos um dia parado, ele pegou rapidamente.

Gostaria da opinião dos caros amigos foristas sobre o assunto, se já tiveram esse problema e principalmente uma recomendação de onde seria possível fazer compra de peças aqui no Rio de
Janeiro (não sou natural daqui).

Obrigado


Colega, que chato! O que me deixou intrigado é desse acúmulo de água, pois o Renegade possui um sistema de evaporação desta água (já abordado aqui no fórum, dê uma pesquisada). Eu desconheço deste problema de alguém aqui no fórum (pelo menos relatado). Vou fazer algumas perguntas para tentar entender melhor.

Quando drenou, saiu este combustível com ferrugem. Foi neste que fez a decantação?
Talvez fosse interessante decantar o diesel que está no tanque.
O filtro de combustível que utilizou é o original ou outro?
Apesar dos avisos no painel, o motor apresentou falha, fraqueza, etc?

J.




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22/3/2019, 09:48
jeb escreveu:
Kotz escreveu:Bom dia Pessoal,

Possuo um Renegade Diesel Sport 2015/2016 que está com alguns problemas na admissão de combustível.

Primeiro sintoma que eu tive foi o alerta de "água no filtro". Levei na CSS (Jeep Azurra Tijuca) e o mecânico aparentemente desconhecia o procedimento de fazer a drenagem no pré-filtro (abrir uma valvula de dreno que fica na parte superior da carcaça). Quando cheguei em casa, fiz isso e saiu um combustível com coloração de ferrugem. O carro ficou parado durante uma semana aproximadamente devido ao carnaval e começou a apresentar dificuldades na partida. Mesmo assim, fiquei andando com o carro mesmo com dificuldade de partida inclusive completei o taque com Diesel Podium e adicionei aditivo para ver se melhorava o carro. Até que uma vez no trânsito, apareceu a luz de verificar motor junto com um monte de aviso desde desligamento de AWD e TCS até verificar freio de estacionamento e o carro entrou em modo de segurança e passou a andar até as 50km/h.
Dado o medo de ficar enguiçado em plena linha vermelha levei diretamente na CSS novamente para que o pessoal passasse o scanner. Não foi encontrado nenhum defeito e ao ensinar o mecânico a drenar o combustível trouxe uma amostra para mim e eles ficaram com o carro para avaliar. Essa amostra que eu trouxe, deixei decantar durante uns dias e não apareceu separação de água, somente uma sedimentação no combustível, que mesmo assim aparentava leitoso ao invés de ser translúcido.

Na avaliação, desmontaram a bomba de baixa pressão atestando ferrugem na carcaça dela (na parte metálica dela e era visível a sujeira do combustível. O problema porém é que a CSS disse que possivelmente a bomba de alta pressão e os bicos injetores estão comprometidos, e recomendaram enviar para a BOSCH para diagnóstico e manutenção caso seja necessário. Fiquei cético pois eles não me mandaram fotos dos bicos injetores, somente um orçamento de 9 mil reais, com a bomba de baixa pressão custando 3887 reais. E ao movimentar o carro na CSS, depois de ao menos um dia parado, ele pegou rapidamente.

Gostaria da opinião dos caros amigos foristas sobre o assunto, se já tiveram esse problema e principalmente uma recomendação de onde seria possível fazer compra de peças aqui no Rio de
Janeiro (não sou natural daqui).

Obrigado


Colega, que chato! O que me deixou intrigado é desse acúmulo de água, pois o Renegade possui um sistema de evaporação desta água (já abordado aqui no fórum, dê uma pesquisada). Eu desconheço deste problema de alguém aqui no fórum (pelo menos relatado). Vou fazer algumas perguntas para tentar entender melhor.

Quando drenou, saiu este combustível com ferrugem. Foi neste que fez a decantação?
Talvez fosse interessante decantar o diesel que está no tanque.
O filtro de combustível que utilizou é o original ou outro?
Apesar dos avisos no painel, o motor apresentou falha, fraqueza, etc?

J.




Olá!

Aparentemente não foi a água o problema, e sim borra que impregnou nos sistemas, apesar do filtro que deve ter saturado. O carro não apresentou falha, porém notei que o barulho do motor (combustão) mudou, soando mais feio quase que som de motor gasolina batendo tucho.

Foi feita a limpeza do tanque e a bomba de baixa está bem enferrujada, porém o maior problema aparenta estar no sistema de alta pressão. A pressão está medindo o triplo do normal, inclusive comparamos com um test drive lá da CSS. Provavelmente o regulador de pressão da bomba de alta, ou entupimento no manifold ou tubos ou bicos. O que tive que fazer foi autorizar a desmontagem e envio do sistema para a Bosch realizar laudos e manutenção.

Nunca esperava isso de um carro que se vende como robusto. Eu garanto que um MWM 3.0 equipando um Troller teria problema com uma borrinha e água, apesar de colocarmos os bixos debaixo de lama. Isso porque o RN só vê asfalto de cidade...
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22/3/2019, 13:08
Kotz escreveu:


Olá!

Aparentemente não foi a água o problema, e sim borra que impregnou nos sistemas, apesar do filtro que deve ter saturado. O carro não apresentou falha, porém notei que o barulho do motor (combustão) mudou, soando mais feio quase que som de motor gasolina batendo tucho.

Foi feita a limpeza do tanque e a bomba de baixa está bem enferrujada, porém o maior problema aparenta estar no sistema de alta pressão. A pressão está medindo o triplo do normal, inclusive comparamos com um test drive lá da CSS. Provavelmente  o regulador de pressão da bomba de alta, ou entupimento no manifold ou tubos ou bicos. O que tive que fazer foi autorizar a desmontagem e envio do sistema para a Bosch realizar laudos e manutenção.

Nunca esperava isso de um carro que se vende como robusto. Eu garanto que um MWM 3.0 equipando um Troller teria problema com uma borrinha e água, apesar de colocarmos os bixos debaixo de lama. Isso porque o RN só vê asfalto de cidade...

Entendi Kotz.
Não é um problema do Renegade, mas de motores padrão Euro VI. Eles são econômicos em termos de consumo, baixa emissão, etc.... mas são chatos quanto à qualidade do combustível e revisões. O MWM é sem conversa.... mas, mesmo assim, hoje, o T4 não sai mais com este, mas com o da Ranger....

De qualquer forma nos mantenha informados do resultado, pois poderemos ter (infelizmente) outros colegas na mesma situação.

Ah.... Renegade não é um carro "bruto" como dizem. Adoro o carro, mas a verdade é que trata-se de um SUV com algumas "aptidões" melhores que os demais, como o sistema de tração, segurança, etc.... mas em se tratando de off-road um pouco mais pesado.... sem chance.... ele até vai, mas ai será pouco durável.

J.

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3/4/2019, 23:23
Oi jeb.

Só atualizando. A CSS enviou o sistema de alta pressão para uma conveniada da BOSCH que testou e CONDENOU os 4 bicos injetores, a bomba de alta pressão e parte da tubulação de alta.

O orçamento que me passaram é de aprox. 12k só das peças.
Estou procurando outro local para comprar essas peças. Por não ser do RJ fico na dúvida onde conseguiria comprar peças BOSCH originais.
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4/4/2019, 20:14
É por essas e outras amigos que eu JAMAIS rodo os 20 k com o mesmo óleo e filtros, especialmente esse de combustível, que é único. O nosso diesel, ainda mais o S10, é bem contaminável por umidade. Troco os filtros com no máximo os 10 mil km.
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5/4/2019, 10:04
Kotz escreveu:Oi jeb.

Só atualizando. A CSS enviou o sistema de alta pressão para uma conveniada da BOSCH que testou e CONDENOU os 4 bicos injetores, a bomba de alta pressão e parte da tubulação de alta.

O orçamento que me passaram é de aprox. 12k só das peças.
Estou procurando outro local para comprar essas peças. Por não ser do RJ fico na dúvida onde conseguiria comprar peças BOSCH originais.

Complicado Kotz. Mas, mesmo pesquisando, o preço não vai ficar (infelizmente) menor que 10k, pois bico injetor é uma facada para qualquer motor diesel.

Assim que tiver novidades vá postando os resultados.
Boa sorte!
J.

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5/4/2019, 10:05
GERALDO VERAS escreveu:É por essas e outras amigos que eu JAMAIS rodo os 20 k com o mesmo óleo e filtros, especialmente esse de combustível, que é único. O nosso diesel, ainda mais o S10, é bem contaminável por umidade. Troco os filtros com no máximo os 10 mil km.

De fato Geraldo. Uma hora a Jeep vai ter que rever seu plano de manutenção.....
J.

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5/4/2019, 10:58
Pois é. Há 15 mesmo eu comprei os filtros (ar, óleo e diesel) do meu RN para trocar e achei numa autopeças da minha cidade a R$ 160 o três, com quatro opções de marca: MANN, FRAM, TECFIL e WEGA. Comprei da MANN por ser uma marca que já uso nos caminhões. O óleo também comprei por fora. Nem preciso falar dos preços absurdos desses itens na CCS, e tudo só porque "tem" a logomarca MOPAR.
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5/4/2019, 13:44
Se não me engano, os filtros originais são fabricados pela MANN. Só não vai ter a logo da MOPAR, mas o filtro é o mesmo.



GERALDO VERAS escreveu:Pois é. Há 15 mesmo eu comprei os filtros (ar, óleo e diesel) do meu RN para trocar e achei numa autopeças da minha cidade a R$ 160 o três, com quatro opções de marca: MANN, FRAM, TECFIL e WEGA. Comprei da MANN por ser uma marca que já uso nos caminhões. O óleo também comprei por fora. Nem preciso falar dos preços absurdos desses itens na CCS, e tudo só porque "tem" a logomarca MOPAR.
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5/4/2019, 14:48
Luiz escreveu:Se não me engano, os filtros originais são fabricados pela MANN. Só não vai ter a logo da MOPAR, mas o filtro é o mesmo.

Luiz, até onde eu sei só o filtro de ar que é MANN, nacional mesmo.

O filtro de combustível e de óleo são da Ricambio (ou Ricambe) que fabrica exclusivamente para a Fiat na Itália, tanto que ambos são importados de lá.

Os códigos dos importados, para pesquisa, são:

Filtro de combustível
77366607-001

Filtro de óleo
71754237-001

Ambos podem ser comprados na FIAT com preços menores que na Jeep.

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1/6/2019, 13:16
Bem pessoal, depois de quase 2 meses sem o carro o recebi no começo de maio.

O veredito era aquele mesmo. Achei muito suspeito o comportamento da CSS e da BOSCH. Eles enviaram o Common Rail Manifold, a bomba de alta pressão, os tubos e os 4 bicos injetores para um Centro Autorizado BOSCH em Brasilia-DF. Estranho a CSS ter enviado as peças para Brasilia tendo inúmeros centros BOSCH no Rio de Janeiro, enfim. Recebi os laudos da BOSCH afirmando que os bicos, o manifold e a bomba de alta pressão estavam condenados sem quase nenhum detalhe técnico como resultados de testes de spray, vazão e pressão de bomba, por exemplo. Depois, a CSS orientou negociar as peças com a BOSCH, eles deram um valor abaixo do mercado, porém iriam reter minhas peças "danificadas". Puta conflito de interesses, o cara que lauda condenando as peças é o mesmo que vende novas, que conveniente não é?

Falei para a CSS que pediu as peças antigas de volta e realmente estavam bem ruins de contaminação. Porém não tennho nenhuma forma de saber se essas peças velhas que recebi são realmente referentes ao meu carro, perguntei na JEEP quando abri SAC, na BOSCH e ninguém me avisou sobre rastreabilidade pelos código QR e número de série que tem na peça.

Quando paguei a MO do serviço, tinha negociado com a CSS que caso fosse necessário comprar o sistema de alta pressão, eu poderia comprar mais barato pois tenho canais em CSS ou Distribuidoras de amigos, eles disseram que sem problemas. Demorei uma semana mas consegui a bomba e 1 bico numa CSS de Natal com um preço excelente. Depois, quando levei as peças compradas por mim lá na CSS o gerente de pós vendas me disse que iria realizar o serviço, mas não poderia dar garantia do mesmo por não ter certeza da procedência das peças, mesmo com nota fiscal de concessionária FIAT/JEEP. Depois de uma briga, ameacei processo, abri SAC na JEEP e o gerente me prometeu cobrar o mesmo preço que a BOSCH de Brasilia deu nas peças faltantes, sendo que direto da JEEP. Concordei.

Aí começou o parto que foi a CSS conseguir as peças com a JEEP, que simplesmente não tinha peças em estoque (não sabia que o RN Diesel tinha parado de fabricar) e o prazo dado era praticamente JUNHO! Depois de muita demora, e briga com o pessoal de peças lá na Azzurra Tijuca, entrei no Reclame Aqui contra a CSS e também contra a JEEP.

Foi aqui que o negócio começou a andar mesmo, era final de Abril, já um mês sem o carro. Aparentemente a reclamação no Reclame Aqui fez o pessoal da Azzurra dar mais liberdade para o gerente de peças e a diretoria foi caçar eles mesmos as peças em outras CSS Brasil afora e finalmente na segunda semana de maio, recebi o carro e estou sem problemas desde então e 20 mil reais mais liso.
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1/6/2019, 14:03
A utilização do veículo se deu dentro dos padrões normais? Tratando-se de um bem durável, não caberia uma ação contra a Jeep? Mesmo fora de garantia, não poderia apresentar um problema tão sério em tão pouco tempo de uso
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Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível Empty Re: Água no Diesel e problemas na partida e bomba de combustível

2/8/2019, 23:58
Tive problema com vazamento de água que insistentemente baixava água do reservatório do radiador. Troquei uma válvula com mangueira na concessionária (R$750,00) e o problema continuou. Levei novamente na concessionária e não encontraram nada. Depois de levar numa oficina especializada diesel me informaram sobre a bomba de água que tinha estourado (vazamento), além de mangueira na parte de baixo do radiador. A Oficina me orientou comprar a peça na Fiat, já que é a mesma da Toro, o que realmente me fez economizar uns 30% (Valor de R$640,00 - peça original importada). É difícil encontrar pronta-entrega. No Mercado Livre tem usada original de RN batido e paralela nova fabricada no Brasil, não aconselhado pelo meu mecânico. Aproveitei pra trocar o bocal do reservatório que estava com a borracha rompida (87,00 reais na concessionária JEEP).
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