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Barulho Toc Toc na suspensão - Página 10 Empty Re: Barulho Toc Toc na suspensão

19/1/2018, 17:16
Obrigado pela orientação, Chamber!

Comentei com os técnicos da concessionária, ainda estamos sem solução, eles estão aguardando retorno da engenharia/fábrica sobre qual procedimento será tomado em meu veículo.

Não descarto a possibilidade do suporte do motor ser o culpado. Ainda estamos insistindo na suspensão, pois o que é mais curioso é o fato deles terem ajustado apenas as peças da suspensão e este paliativo durou um certo tempo sem nenhum sinal de barulho, então, me leva a acreditar que o problema seja mesmo na(s) peça(s) da suspensão... Pois, se não tivesse relação com a suspensão, não teria surtido efeito algum reapertar e lubrificar suspensão.

Desconfio que eu dei azar de pegar uma unidade (veículo) que veio com alguma peça com defeito e está difícil de alcançarem e solucionarem, pois eu ainda, tenho fé de que este Jeep não seja somente um carro de imagem sem ao menos ter a robustez de um veículo comum (todos os diversos carros que tive antes não eram SUVS nem Jeeps e rodaram mais de 70.000 Km sem nunca demandarem nenhum reparo em suspensão (nenhum barulho anormal), sempre fazendo todas as revisões em dia na css.... já este Jeep, em menos de um ano e com menos de 10.000Km já está me aborrecendo mesmo).

Abs!
Rodrigo
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6/2/2018, 15:21
Pessoal, boa tarde!

Estou no meu segundo Renegade, esse barulho "toc toc" é  do batente da suspensão. Esse problema é justamente pouca lubrificação nesse batente, algumas unidades estão saindo com pouca lubrificação, os meus dois carros tiveram o problema, esse meu segundo carro (ano 2018) já está agendado para fazer o serviço com 1.000 km. O problema é resolvido lubrificando esse batente com uma graxa especial a base de teflon, o que ajuda a não evaporar devido a alta temperatura. Se o serviço for feito com outro tipo de graxa o barulho vai voltar com pouco tempo.

O que é estranho é a fábrica não tomar uma posição sobre uma coisa simples dessas, comprei um dos primeiros renegade e comprei um agora com o mesmo defeito.
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7/2/2018, 01:54
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Guilherme Souza escreveu:

O que é estranho é a fábrica não tomar uma posição sobre uma coisa simples dessas, comprei um dos primeiros renegade e comprei um agora com o mesmo defeito.

Essas coisas me deixam puto da vida... A Jeep vendendo horrores, porém não pode resolver um problema simples desses

É a lei de vender, ter lucro. O resto é o resto

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7/2/2018, 12:23
Guilherme Souza escreveu:Pessoal, boa tarde!

Estou no meu segundo Renegade, esse barulho "toc toc" é  do batente da suspensão. Esse problema é justamente pouca lubrificação nesse batente, algumas unidades estão saindo com pouca lubrificação, os meus dois carros tiveram o problema, esse meu segundo carro (ano 2018) já está agendado para fazer o serviço com 1.000 km. O problema é resolvido lubrificando esse batente com uma graxa especial a base de teflon, o que ajuda a não evaporar devido a alta temperatura. Se o serviço for feito com outro tipo de graxa o barulho vai voltar com pouco tempo.

O que é estranho é a fábrica não tomar uma posição sobre uma coisa simples dessas, comprei um dos primeiros renegade e comprei um agora com o mesmo defeito.

Esqueci de dizer que o serviço vai ser feito na própria concessionaria JEEP pela garantia.


Última edição por GFBV em 7/12/2018, 09:55, editado 1 vez(es)
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28/2/2018, 10:26
Pessoal,
Como havia informado anteriormente, fiz a lubrificação da suspensão (graxa especial a base de teflon) na concessionária e o barulho (tok tok) sumiu. Para tentar explicar melhor vou postar as fotos para todos entenderem como é simples:

Na 1º Foto está o "batente" sem lubrificação nenhuma
Na 2º Foto está a graxa utilizada
Na 3º Foto a aplicação da graxa

Parece mentira mais isso vai "PROVAVELMENTE" solucionar barulho insuportável da suspensão dianteira.


Última edição por GFBV em 7/12/2018, 09:57, editado 2 vez(es)
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28/2/2018, 10:29
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28/2/2018, 10:55
Guilherme Souza escreveu:Pessoal,
Como havia informado anteriormente, fiz a lubrificação da suspensão (graxa especial a base de teflon) na concessionária e o barulho (tok tok) sumiu. Para tentar explicar melhor vou postar as fotos para todos entenderem como é simples:

Na 1º Foto está o "batente" sem lubrificação nenhuma
Na 2º Foto está a graxa utilizada
Na 3º Foto a aplicação da graxa

Parece mentira mais isso vai solucionar barulho insuportável da suspensão dianteira.

Excelente solução......
J.

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28/2/2018, 11:44
Sinceramente nunca vi lubrificarem ali......

Existe uma regra em mecânica que diz ser inábil lubrificar suspensão. Simplesmente por que ao se lubrificar suspensão por barulho, o barulho volta....

Além de estar em trabalho constante (suspensões trabalham o tempo todo), essa parte do carro está sempre recebendo água, vento, lama.... Assim, a graxa acaba saindo

Podem perceber, nenhuma parte da suspensão recebe lubrificante. A exceção das homocineticas. Porém essas tem a coifa para manter a lubrificação no lugar

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Barulho Toc Toc na suspensão - Página 10 Empty Re: Barulho Toc Toc na suspensão

28/2/2018, 11:59
Olá pessoal!

Assim como o Guilherme, eu já parti para a compra da graxa teflonada para eu mesmo saber e conseguir executar o paliativo enquanto a concessionária não decide mudar o fornecedor do amortecedor.

Sim, eu acredito que seja no amortecedor o problema, pois no meu caso, o carro não tem nem 15mil km e eu ando muito cuidadosamente, não castigo a suspensão não, mas eles já trocaram estes batentes de cor amarela aí da foto, disseram que mudaram o material utilizado na fabricação deles e tal, mas no dia seguinte o barulho estava igual. Até aqui, desde os 7 mil km convivo com estes barulhos e idas e vindas à concessionárias sem uma solução definitiva, o que atenua de fato é esta graxa, mas no meu caso, não dura nem alguns dias e o barulho volta.

Então, andei pesquisando na internet e percebi que existe uma recorrência de problemas com amortecedores fazendo barulho na haste (barulho lateral de jogo/folga), me parece que em geral são os marca cofap, que se não me engano é justamente a única marca que existe para o Renegade:

vejam alguns vídeos (que não são do renegade, mas sim deste tipo de problema em amortecedores de diversos carros/marcas) explicando este tipo de problema:
https://www.youtube.com/watch?v=IOidnN4AN-Y&t=0s&index=2&list=PLeQWiu5eZoWKeWpfcpwTSD6RBUsdWQ4XR
https://www.youtube.com/watch?v=3WVscgwMgtM&t=0s&index=3&list=PLeQWiu5eZoWKeWpfcpwTSD6RBUsdWQ4XR
https://www.youtube.com/watch?v=vGh_V_MoMDc&t=0s&index=5&list=PLeQWiu5eZoWKeWpfcpwTSD6RBUsdWQ4XR
https://www.youtube.com/watch?v=FQuP0IunX74&t=266s&index=6&list=PLeQWiu5eZoWKeWpfcpwTSD6RBUsdWQ4XR
https://www.youtube.com/watch?v=tlFHTSKvPyM&t=0s&index=7&list=PLeQWiu5eZoWKeWpfcpwTSD6RBUsdWQ4XR


Diante disso, eu imagino que a origem do problema seja mesmo no amortecedor, mas que por falta de um segundo fabricante deste modelo para o renegade, a fábrica e concessionárias chegaram neste paliativo de aplicar graxa para dar uma silenciada e preenchida nas folgas... só que quando o barulho ainda ainda está começando a aparecer a graxa até quebra o galho por um bom tempo, mas depois de um maior tempo com esta suposta folga na haste do amortecedor, nem lubrificando mais eles conseguem resolver... como é o meu caso, que acabando de aplicar a graxa ao descer da plataforma o mecânico já disse que não resolveu e apenas atenuou, já pediu para agendar uns 3 dias para que ele possa desmontar todos os principais componentes (amortecedor, bieleta, coxim/rolamento, batente, bandeja, etc) e testá-los um-a-um, para encontrar o problema, fotografar as peças e solicitar a troca em garantia para a fábrica.

Semana que vem deverei encostar na concessionária para fazer esta desmontagem e vou avisando aqui no grupo sobre a solução.

PS: Também, concordo com o que foi citado pelo Chamber, nunca vi lubrificarem ali na haste do amortecedor, já tivemos aqui na família mais de 10 carros, todos novos e rodamos aproximadamente uns 70 ou 80mil com cada um deles, sem nunca, repito, nunca ter este tipo de barulho e de paliativo no amortecedor. Acho realmente lamentável a JEEP estar fazendo isto em carros tão novos, que se dizem robustos mas em pouquíssimo tempo e uso (coisa de 6 meses e 6mil km) já fazem muito mais barulho que nenhum outro carro/marca comum que tivemos chegou a fazer (mesmo carros com mais de 5 anos de uso e mais de 80mil km). Eu não sou mecânico, mas acredito mesmo que está na hora da Jeep arranjar um novo fabricante de amortecedores e chamar um recall para fazer a substituição geral!

Abraços
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28/2/2018, 15:18
Bem,

No meu caso o chefe da oficina explicou que essa borracha, que desliza no eixo do amortecedor, serve para proteger o fim de curso da suspensão. O barulho é justamente a suspensão fechando e acertando essa borracha que não está deslizando no eixo (TOK TOK) parecendo uma sinuca.

Alguns carros saíram da fabrica com pouca lubrificação, eu realmente, como vocês, cheguei a duvidar que isso fosse dá certo, mas deu!kkk (pelo menos por enquanto)

Acho uma mancada gigante da Jeep, mas estou apenas relatando o fato (dois na verdade) que aconteceu comigo e resolveu.

@rodrigo (rgmm), vai mandando notícias do teu caso....


Última edição por GFBV em 7/12/2018, 09:59, editado 1 vez(es)
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14/3/2018, 16:44
Meu Renegade apresentou na primeira curva um barulho na roda dianteira direita;
estou em um grupo de whatsapp e para minha surpresa parece que isso é comum em outros Renegade e que ninguém conseguiu uma solução definitiva; confesso que fiquei preocupado.
Ainda não fui a concessionária, mas, pelos comentários do grupo, vejo que terei um longo caminho a percorrer.
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14/3/2018, 17:33
Qdo novo, o meu tb fez esporadicamente ruído (tec, tec, tec) esterçando o volante e o carro em movimento como se estivesse tocando em algo (vagas de estacionamento, curva em baixa velocidade), depois o ruído sumiu.....

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14/3/2018, 17:34
Qdo novo, o meu tb fez esporadicamente ruído (tec, tec, tec) esterçando o volante e o carro em movimento como se estivesse tocando em algo (vagas de estacionamento, curva em baixa velocidade), depois o ruído sumiu.....

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16/3/2018, 17:55
Pessoal. Esse barulho do Toc Toc só acontecia com o meu em condições de descida e quando passava em lombada. Ando pouco com o carro. O barulho começou depois de 1 ano, com menos de 8.000km. Mas quando pegava chuva forte que molhava o carro por baixo, o barulho sumia por algum tempo. Na autorizada disseram que não tinha uma solução e muitos estavam reclamando sobre isso. Também sou muito cuidadoso e tenho a certeza de que o problema já veio e não foi causado por uso. Em resumo, vendi o carro na semana passada e o pessoal da concessionária que ficou com o carro, usou, testou e não falou nada sobre o barulho. Agora estuo no meu segundo renegade e espero que não tenha problema. mas se tiver, vou tentar essa solução da graxa.
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17/4/2018, 23:40
referente o TOC TOC NA SUSPENSAO, levei meu carro em uma oficina particular,mecanico identificou um pequeno desgaste no coxim do motor......
ele fez um calço com um pedaço de borracha e sai pra testar..........problema zerado........aproveitei fui ate a fiat ponto e comprei o coxim do motor do fiat TORO....paguei o valor de 530 Reais retornei na oficina e a mao de obra ficou 120 r com 15 minutos a peça foi trocada .....pronto tudo zerado......fica ai a dica para saber se o toc toc eh realmente do coxim do motor.....
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18/4/2018, 06:57
Ótima dica. Obrigado!
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20/4/2018, 18:42
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Pessoal,
apenas dando um feedback para os interessados neste tópico:
- na minha postagem anterior (na ocasião tinha sido a 4a. visita à concessionaria) o status foi: foram trocadas aquelas buchas/batentes que vão na haste do amortecedor (cor bege/amarelada) e não havia resolvido. Eles então haviam aplicado a tal lubrificação com graxa na haste dos amortecedores/buchas e o próprio mecânico já veio dizendo que não tinha resolvido 100% e pediu o agendamento para desmontarem a suspensão e testarem as peças separadamente;

- depois de mais um tempinho, foi agendado novo serviço em data seguinte onde eles desmontaram e não encontraram nenhuma peça com defeito, aproveitaram para limpar e lubrificar novamente aquela parte da haste de amortecedores/buchas.... (disseram que fizeram isto, mas eu desconfio que eles também devem ter dado reapertos gerais em suspensões e coxins do carro). Como de costume, não durou nem 1 mês (menos de 1mil Km rodados) e já voltou a aparecer novamente aos poucos o mesmo barulho toc toc em descidas e lombadas, sempre devagar (até uns 20Km/h);

- depois de mais um tempo, fui fazer a troca de óleo e já comentei sobre o problema persistente. Muito bem, agora foi a 6a. vez que eles mexeram no carro, disseram que desmontaram a suspensão e não encontraram defeito algum (eu vi que eles limparam e lubrificaram mais uma vez), mas desta vez eles encontraram o problema no Coxim/Suporte do motor do lado direito. Segundo eles pode ocorrer de alguns casos o coxim composto de duas partes de metal e uma de borracha, acabar cedendo a borracha e em alguns casos começar levemente a tocar metal com metal em algumas situações durante a movimentação do carro. Muito bem, eles conseguiram trocar a peça em garantia e, pelo que já pude constatar, não há mais aquele barulho toc-toc em nenhum momento.

Espero que realmente tenhamos conseguido resolver em definitivo o toc toc em meu veículo. O duro é que desde a minha primeira entrada na concessionária reclamando disso, eu já tinha conhecimento aqui do clube que poderia ser o famigerado coxim do motor e fui insistindo com eles sobre a troca do coxim.... mas, finalmente, após 6 visitas (demoradas pois o carro ficava sempre alguns dias com eles) eles chegaram na origem do problema e trocaram o coxim.

Detalhe para quem estiver com este problema: leiam o certificado de garantia do Jeep, pois os 3 anos de garantia de fábrica, praticamente não garantem nada, vejam o tópico que abrange coxins, amortecedores, buchas e etc.... a garantia oferecida para diversos itens de desgaste por uso no veículo é de apenas 90 dias (que é o exigido por lei), então fiquem espertos e não deixem passar muito tempo para ir reclamar, pois desta vez comigo eles já começaram a dar uma reclamada que a garantia para este item já tinha acabado.... mas eu briguei e argumentei que desde que o carro era novinho eu já vinha reclamando deste problema e eles apenas remediavam e nunca substituíam logo a peça, e que diante disso agora seria inaceitável eles me dizerem que teria acabado a garantia.... briguei e consegui. Então, fica a dica aqui, pessoal.

Seguem as fotos do coxim novo instalado lá e, também, das duas suspensões novamente lubrificadas.

Bem, vou torcer para que este reparo resolva em definitivo e chega de oficina!

Abraços.
Rodrigo
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21/4/2018, 07:44
Rodrigo (rgmm) escreveu:Pessoal,
apenas dando um feedback para os interessados neste tópico:

Ah Rodrigo!
Contribuições como a sua restauram a credibilidade da internet como ferramenta útil e não como instrumento do ódio. cheers
Muito obrigado por todo esse trabalho.
E o alerta da garantia me deixou travado...

Vou abusar da sua paciência e perguntar duas coisas:
Quanto tempo o carro passou na oficina nesta última vez (troca do coxim do motor) e qual é a CSS?

Rodrigo (rgmm)
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Barulho Toc Toc na suspensão - Página 10 Empty Re: Barulho Toc Toc na suspensão

21/4/2018, 21:16
Boa noite, Xara,
Nesta última vez o carro ficou uma semana. Segundo informado, quando envolve este tipo de solicitação de cobertura de garantia para peça, a fábrica demora alguns dias para autorizar.
Então eu preferi manter o carro lá para que, eles com o pepino na mão, não negassem a garantia. Disponibilizaram meu carro para eu retirar e ficar aguardando a resposta da fábrica sobre a autorização da troca do coxim em garantia ou não, mas eu desconfiei que o resultado não seria o mesmo caso eu optasse por continuar utilizando o carro normalmente...

A concessionária foi a Auto Star, aqui no Bairro do Butantã, Av. Prof. Francisco Morato, 1706 - Butantã, São Paulo - SP. (11) 5180-8400.

Boa sorte! Abraços!
Rodrigo
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Barulho Toc Toc na suspensão - Página 10 Empty Re: Barulho Toc Toc na suspensão

21/4/2018, 21:43
Exatamente isso que venho dizendo desde o início deste tópico. Esse toc toc que a gente "jura de pés juntos" ser da suspensão, na verdade vem do coxim do motor

É tiro e queda, troca-se o coxim e adeus barulho chato. O ruim é que muitas concessionárias insistem em mexer na suspensão e isso vai protelando a solução para esse problema

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