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Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

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Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por MOTTA22 em 12/5/2016, 16:10

Saudações.
Minha dúvida é:
me recomendaram acionar o freio de mão antes de colocar a marcha no P.
Isso para o freio de mão "segurar" o carro, poupando a caixa de marcha.
Isso também se aplica no RN automático?
Abçs,
Motta22

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por Luiz em 12/5/2016, 16:55

Eu sempre faço isso.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por B.s.f em 12/5/2016, 19:28

@MOTTA22 escreveu:Saudações.
Minha dúvida é:
me recomendaram acionar o freio de mão antes de colocar a marcha no P.
Isso para o freio de mão "segurar" o carro, poupando a caixa de marcha.
Isso também se aplica no RN automático?
Abçs,
Motta22


O ideal seria....
Parar
Colocar o cambio no Neutro
Acionar o freio de mão
Liberar o pé do freio
Pisar no freio
e
Colocar no Park.

Assim evita que deixe alguma carga na caixa de marcha.... repare que ao colocar no park direto em algum aclive/declive ao soltar o pé do freio a suspensão da aquele ajuste.... e ao tentar tirar do park as vezes da ate pra sentir um tranco.

No inicio fazer esse "ritual" e chato.... mas depois que acostuma você faz ate sem reparar Smile
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por DaviMS em 12/5/2016, 22:12

O meu eu só coloco no P, pois ele aciona automaticamente o freio de mão.

DaviMS

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por MOTTA22 em 12/5/2016, 23:53

Obrigado a todos que responderam.
É o meu primeiro carro automático e recebi essas recomendações em tutoriais no youtube. Colocar em N, liberar, colocar em P. Também concordo que evita o peso na caixa de marchas. A dúvida existiu pois o RN tem o freio de estacionamento automatizado.
Grato,
Motta22

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por oesteves em 13/5/2016, 09:57

O meu eu deixo acionar automaticamente o freio após colocar em P. Isso seria prejudicial então ou contra-indicado?

oesteves

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por Regivaldo em 13/5/2016, 13:59

Eu concordo com o B.s.f. Já acostumei a colocar no "N" e na sequencia acionar o freio de mão, soltar o freio de pé e depois passar para "P", somente nas situações de aclives e declives. Já havia percebido um tranco no re-acionamento do carro quando colocava no "P" nestas situações. Na dúvida, não faço mais.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por hermespires em 13/5/2016, 18:53

Sim é o que eu faço. Inclusive, depois que passei a fazer isso, nunca mais a chave ficou presa.
Pé no freio, N, freio de mão, câmbio em P, soltar o pé do freio.

hermespires

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por jeb em 14/5/2016, 09:34

O procedimento correto é N + freio de mão + P. Tenho carro automático há vários anos, e já vi um câmbio aberto de um Ford e as consequências de se colocar em P e depois freio. Em situações planas, o dano é menor. Explico a lógica: quando colocamos primeiro em N (tem que aliviar o pé, antes de passar para P senão dá na mesma) o carro "descansa" sobre os freios primeiro. Aí, colocando em P, então o câmbio descansa sobre o carro.

No caso contrário, se colocarmos primeiro em P, o carro descansa sob o câmbio e depois o freio, forçando o câmbio. Bastam ver que, em situações de aclive/declive, se usar a técnica do P primeiro, o câmbio fica duro para engatar, comprovando justamente esse esforço no câmbio.

Fazendo o procedimento correto, verão que o câmbio sairá suave, mesmo em situações de muito aclive/declive. Lembro que esse procedimento não é só para o Renegade, mas para qualquer carro automático.

Agora não sei dizer se o sistema automático do Renegade faz algo para contornar. Eu desativei esse sistema no meu e faço no modo tradicional, pois como eu sempre digo, se der problemas, o prejuízo é só meu.

Informação: o freio de mão do Renegade não aciona com o carro andando, e nem deveria, pois se trata de um botão que pode ser acionado acidentalmente.

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por Hunter_bbc em 16/5/2016, 15:09

@oesteves escreveu:O meu eu deixo acionar automaticamente o freio após colocar em P. Isso seria prejudicial então ou contra-indicado?

De forma alguma, inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção.

Acho que a maioria não leu o manual e desconhece essa configuração da central.

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por hermespires em 20/5/2016, 11:43

Bem, eu li o manual e fazia exatamente como ele manda.
A configuração de acionamento automático do freio de mão em P não é por ser a forma ideal de aplicar a carga nas rodas, e sim para evitar "esquecimento", já que não tem mais uma alavanca de freio de mão.
Assim, ao colocar em P, o sistema entende que o carro parou e aciona o freio de mão.
Não poderia acionar o freio de mão automaticamente em N, já que essa opção não indica, necessariamente, uma parada total do veículo.

@Hunter_bbc escreveu:
@oesteves escreveu:O meu eu deixo acionar automaticamente o freio após colocar em P. Isso seria prejudicial então ou contra-indicado?

De forma alguma, inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção.

Acho que a maioria não leu o manual e desconhece essa configuração da central.

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por rcnovalski em 20/5/2016, 12:29

Coloca o freio de mão no automático e pronto colocando o cambio no P ele já aciona o freio de mão sozinho e pronto.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por oesteves em 20/5/2016, 15:00

Exatamente o que eu faço. O motivo da minha pergunta é que isso parece ser o oposto do que os colegas disseram.
No automático, ocorre: P -> Freio de mão.

Procedimento dos colegas: N-> Freio de mão-> P

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por Regivaldo em 20/5/2016, 16:19

Olá pessoal. Eu faço uso dessa dica (N > acionar Freio de mão > soltar o freio de pé > Desligar a chave do carro > P) somente nas situações de desnível - ACLIVE / DECLIVE. Em situação normal o procedimento é o normal (P > Freio de mão).
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por jeb em 23/5/2016, 09:11

@oesteves escreveu:Exatamente o que eu faço. O motivo da minha pergunta é que isso parece ser o oposto do que os colegas disseram.
No automático, ocorre: P -> Freio de mão.

Procedimento dos colegas: N-> Freio de mão-> P

Osteves.

Pegue uma ladeira bem íngreme e o carro parado em aclive. Utilize primeiro o sistema automático do Renegade (P-> Freio). Desligue o motor... religue . Saia novamente, como sempre faz. Observe se o câmbio está "duro" de engatar. Se não ficar, ótimo....

Agora, na mesma ladeira, utilize o sistema Freio->P, e ao deixar em N, solte o pé do freio (vai sentir uma puxada, que é o freio descansado), depois P (volte o pé no freio). Desligue o motor.... religue. Saia novamente e veja se ficou "duro" de engatar.

Certamente vai tirar suas próprias conclusões.

J.

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por oesteves em 23/5/2016, 09:15

Olá, JEB!

Obrigado pela resposta. Não duvido de vc. É que as informações estão conflitantes. De um lado, o procedimento que vc informou parece ser o mais correto; de outro, o procedimento automático informado no manual. Afinal, como disse nosso colega Hermes: " inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção". Entendeu o porquê da dúvida?

Abraços,

Omar.

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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por jeb em 23/5/2016, 09:15

@Regivaldo escreveu:Olá pessoal. Eu faço uso dessa dica (N > acionar Freio de mão > soltar o freio de pé > Desligar a chave do carro > P) somente nas situações de desnível - ACLIVE / DECLIVE. Em situação normal  o procedimento é o normal (P > Freio de mão).

Regivaldo, só uma ideia. Mesmo em situação plana, se deixar P>Freio de mão, há um perigo. Alguém pode dar um "cotoco" no carro estacionado e uma pequena mexida no carro pode prejudicar o câmbio. Não é na hora, mas ao longo do tempo os problemas aparecem.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por jeb em 23/5/2016, 09:50

@oesteves escreveu:Olá, JEB!

Obrigado pela resposta. Não duvido de vc. É que as informações estão conflitantes. De um lado, o procedimento que vc informou parece ser o mais correto; de outro, o procedimento automático informado no manual. Afinal, como disse nosso colega Hermes: " inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção". Entendeu o porquê da dúvida?

Abraços,

Omar.
Olá Omar, claro, eu mesmo sempre tive essa dúvida.

Eu tenho carros automáticos há muitos anos e já dirigi e tive de tudo (CVT, automatizado,....) e essa questão para mim é bem clara, o freio descansa primeiro, depois o câmbio. MAS, como o Renegade (assim como vários outros carros) o freio é eletrônico, e tem um funcionamento diferente do elétrico e do mecânico. Não nego que pode até ser que usar o modo P direto ao estacionar não prejudique o câmbio, mas em aclives é nítida a diferença. Eu, particularmente, faço o esquema clássico, pois se o câmbio der problema no futuro quem pagará a conta sou eu....

Eu acho que o sistema automático é muito bom caso a pessoa esqueça de por o freio, ou seja, como medida de segurança.

Uma coisa a lembra é de que, quando o freio é automático eletrônico, a troca das pastilhas só são ajustáveis por software, e não é qualquer um que tem o equipamento.

[]s
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por Richard Petrillo em 23/5/2016, 10:11

Não querendo ser chamo mas sendo um pouco, Smile Smile Smile Smile Smile Smile Smile Surprised Surprised esse tópico não deveria estar aqui. Quem for o ADM do grupo poderia mudar para Dicas e Curiosidades.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?

Mensagem por jeb em 23/5/2016, 12:17

@Richard Petrillo escreveu:Não querendo ser chamo mas sendo um pouco, Smile Smile Smile Smile Smile Smile Smile Surprised Surprised esse tópico não deveria estar aqui. Quem for o ADM do grupo poderia mudar para Dicas e Curiosidades.

Richard, concordo contigo. Mas também não acho que seja dicas e curiosidades propriamente. Frequento outros fóruns de carros, e sempre tem um tópico chamado (algo do tipo) elétrica/eletrônica; alguns tem "condução".

J.

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