Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Jeep Renegade Clube em seu site de social bookmarking

Parceiros
Fórum grátis

Óleo do motor

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Óleo do motor

Mensagem por chico_freitas em 12/3/2016, 07:26

Meu TH está com quase 10 mil km e o nível do óleo  está próximo do mínimo. Como não tem css na minha cidade estou pensando e  colocar um pouco de óleo mas surgiu uma duvida: existe óleo específico para motores diesel? Eu comprei um litro do Petronas Selenia Perform 5w30 que não  possui a especificação correta e não sei se posso colocar .

Pontos : 84
Reputação : 7
Modelo do Carro : Jeep Renegade Trailhawk branco
Gol I Trend 1.0

Re: Óleo do motor

Mensagem por CRACASSIS em 12/3/2016, 10:29

@chico_freitas escreveu:Meu TH está com quase 10 mil km e o nível do óleo  está próximo do mínimo. Como não tem css na minha cidade estou pensando e  colocar um pouco de óleo mas surgiu uma duvida: existe óleo específico para motores diesel? Eu comprei um litro do Petronas Selenia Perform 5w30 que não  possui a especificação correta e não sei se posso colocar .

Qual a especificação que diz no manual? (ainda não tenho o manual pois meu carro só chega semana que vem).

CRACASSIS

Pontos : 148
Reputação : 17
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo

Mensagem por getalves em 12/3/2016, 17:27

Nobre veja com o colega Wilson
http://www.jeeprenegadeclube.com.br/t594-troca-de-oleo

"Hoje, resolvi, antecipadamente trocar o óleo do meu RNG Diesel com 12000 km ( sugerido pela JEEP seria 20000 ).
Queria ter trocado com 10.000 km, mas por diversas vezes o mecânico disse que não era necessário.
Ao verificar o nível do óleo, e como a vareta não é muito bem visualizada com o óleo preto, achei que estava um pouquinho baixo.

Completei com Fluído "rosa" o tanquinho do radiador.
Óleo: Petronas SELENIA WR 5W-30
Fluido: Petronas Coolant-UP Ultra Protection (aditivo orgânico para radiadores) | -40 C +125 C "

Pontos : 57
Reputação : 0
Modelo do Carro : Jeep Renegade Longitude Diesel Branco 15/16

Mensagem por jrikalmeida em 6/7/2016, 13:59

Prezados colegas:

O meu Renegade (meu primeiro SUV) está com 2.300 km e já necessito completar o nível do óleo do carter. como já esperava. Entretanto, as especificações do manual são um ode à complicação. A Jeep poderia ter sido mais objetiva. Menciona 5W30-FE, além de outras letras em profusão. Sei que deve ser totalmente sintético e não "mezzo-mezzo". Pergunto aos colegas: qual a diferença entre 5W30-FE e 5W-30? E as demais classificações: são mínimas ou são rígidas? Há alternativas. Obrigado e abraços a todos.

jrikalmeida

Pontos : 1
Modelo do Carro : Sport 1.8, câmbio manual, 2016

Mensagem por Richard Petrillo em 18/7/2016, 15:39

Vou fazer um comentário muito importante. Nós temos vários carros a Diesel e inclusive Land Rover mais novas. Os fabricantes falam que o óleo do motor dura 20.000....isso chega a ser irresponsável. A Land tinha essa mesma recomendação mas varios motores. Todos quebraram. O óleo perde a viscosidade e vários componentes como bombas de óleo etc param de funcionar bem. Depois de 1 ano vai na concessionário e troca. Se eles não quiserem compre as peças troque e mantenha seu motor.  Em 1 ano o carro tem que trocar o óleo na revisão mas se vc andar mais do que isso em 1 ano troque com 10.000. Ligue para Edmar, dono da Refordiesel, representante oficial da Internacional e que lida com motor diesel há mais de 20 anos. Ele vai falar para vc trocar com 5.000. Ele é quem pega os motores com problema porque depois que acaba a garantia o pepino sobra para ele.
Richard Petrillo

Pontos : 29
Modelo do Carro : TH

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Mensagem por Richard Petrillo em 24/7/2016, 20:22

Eh mais preto mesmo, menos nos motores novos com diesel S10, mas o mais importante eh a viscosidade. Não dah para ver de olho. Troque filtro de óleo.
Richard Petrillo

Pontos : 29
Modelo do Carro : TH

Mensagem por jeb em 31/7/2016, 09:21

Realmente isso de trocar só com 20mil km não é nada bom. Acho muito longo o prazo.
J.

jeb

Pontos : 570
Reputação : 58
Modelo do Carro : Sport Diesel

Mensagem por esticajacare em 12/9/2016, 13:38

no motor a diesel 2.0 quanto entra de oleo? a informação do manual(3.8/4.2 litros) nao bate com que duas concessionarias falaram (6 litros)

esticajacare

Pontos : 9
Reputação : 1

Mensagem por hermespires em 12/9/2016, 16:11

Eu não tenho um Diesel, mas se tivesse, faria EXATAMENTE o que está no manual..
Não precisa muito esforço para perceber quantos proprietários seguirão o manual à risca, afinal, a grande maioria não sabe nem onde coloca óleo.
Aí eu pergunto... a montadora fez os testes, e estabeleceu esse patamar de 20 mil
Logo ela, doida para que vc faça mil revisões por ano.
Ainda assim, ela fixou em 20 mil.
Se fosse perigoso ou desce problema, sendo três anos de garantia, qual o prejuízo que ela tomaria?
Imenso... esse motor é BEM caro.
Logo, dito tudo isso, se ela manda fazer em 20 mil... faça... sem medo...

hermespires

Pontos : 573
Reputação : 74
Modelo do Carro : Longitude Flex 1.8 Branco

Mensagem por jeb em 12/9/2016, 18:54

@esticajacare escreveu:no motor a diesel 2.0 quanto entra de oleo? a informação do manual(3.8/4.2 litros) nao bate com que duas concessionarias falaram (6 litros)

Estica, 4.2 litros conforme o manual. Inclusive eu liguei na fábrica e essa é a litragem.

No meu colocaram exatamente 4.2 e está no nível, isso trocando o filtro de óleo.

Se estiverem colocando a mais denuncie no SAC! 6 litros é muito acima do máximo, e isso vai certamente prejudicar seu motor em médio prazo.

J.

jeb

Mensagem por jeb em 12/9/2016, 18:58

@hermespires escreveu:Eu não tenho um Diesel, mas se tivesse, faria EXATAMENTE o que está no manual..
Não precisa muito esforço para perceber quantos proprietários seguirão o manual à risca, afinal, a grande maioria não sabe nem onde coloca óleo.
Aí eu pergunto... a montadora fez os testes, e estabeleceu esse patamar de 20 mil
Logo ela, doida para que vc faça mil revisões por ano.
Ainda assim, ela fixou em 20 mil.
Se fosse perigoso ou desce problema, sendo três anos de garantia, qual o prejuízo que ela tomaria?
Imenso... esse motor é BEM caro.
Logo, dito tudo isso, se ela manda fazer em 20 mil... faça... sem medo...

Hermes, inicialmente eu pensava diferente da troca de 20k, pois achava longa demais. Porém, na última tomei conhecimento do óleo e é importado e especialmente formulado para essas quilometragens. Inclusive postei fotos da embalagem no fórum.

É este aqui: http://www.shell.com/motorist/oils-lubricants/helix-for-cars/helix-fully-synthetic/shell-helix-ultra-professional-ap-l-5w-30.html

É um óleo de altíssima performance. Então estou tranquilo com as trocas a cada 20k.

J.

jeb

6 litros para o multijet

Mensagem por rafaelqueiroz em 23/9/2016, 00:29

Sobre o assunto da quantidade de oleo lub nos motores a diesel estou ainda com essa preocupação. Como que no manual esta por volta de 4 litros e pouco e nas css estao colocando 6L. Fiz a primeira revisao semana passada e confirmei com o tecnico que o certo sao 6L mesmo e que o manual esta errado, icnlusive do flex tbm a quantiade esta errada. Mas e ai?! nao vai informar ou corrigir isso?! esta muita nas coxas esse atendimento Jeep, totalmente sem padronizaçao.

Pontos : 4

Mensagem por jeb em 24/9/2016, 08:33

@rafaelqueiroz escreveu:Sobre o assunto da quantidade de oleo lub nos motores a diesel estou ainda com essa preocupação. Como que no manual esta por volta de 4 litros e pouco e nas css estao colocando 6L. Fiz a primeira revisao semana passada e confirmei com o tecnico que o certo sao 6L mesmo e que o manual esta errado, icnlusive do flex tbm a quantiade esta errada. Mas e ai?! nao vai informar ou corrigir isso?! esta muita nas coxas esse atendimento Jeep, totalmente sem padronizaçao.

Rafael, não deixe colocarem 6 litros, pelo amor de Deus !!!! vai ter problemas no motor no futuro. Eu acabei de fazer a revisão do meu, e são exatamente 4.2 litros (diesel) com a troca do filtro. Só que, pela fração, paguei 5L e me devolveram os 0.8L. Tanto que na medição na vareta é exatamente isso. Se colocar a mais, aparece! Essa é sua maior prova.

Inclusive, se buscar nos fóruns italianos do Renegade, a litragem é 4.3 litros (0.1 de diferença). E outra, 6 litros é coisa de motor V8-V6 4.0, 5.0..... jamais um motor 2.0 vai necessitar de 6 litros, sem chance. A Hilux 3.0 vai 5.8L.... como que o Renegade vai mais??????? Questione na css...

Pessoal pensa que porquê é diesel vai mais óleo.... não é bem assim.

O manual não está errado, de jeito nenhum. Esse tipo de informação errada cabe até processo, sabia? Já vi erros em manuais, mas em coisas pequenas e não nas especificações.. se tiver eles emitem uma errata.... Querem te vender óleo a mais!!!

Pode ligar na Jeep e perguntar qual é a litragem correta, eu mesmo já o fiz pois eu tinha opção de fazer a revisão em algumas concessionárias e fui naquela que colocou a litragem correta.

As concessionárias estão com treinamento coxa. Inclusive, o manual do carro é o seu porto seguro na hora de acionar a garantia. Lembro que a concessionária não é o fabricante, mas sim o representante da marca, tanto que estão sempre sob avaliação da fábrica, e a fábrica Brasil sob a Jeep internacional...

Eu abriria uma reclamação no SAC e pediria esclarecimentos sobre essa diferença, abriria uma reclamação. A fábrica vai ter que te dar um retorno e/ou Procon , pois isso é cobrança indevida.... o manual do carro é como a constituição, existem direitos e deveres.

[]s
J.

jeb

Mensagem por Renato007 em 24/9/2016, 20:53

Muito boa resposta.

Renato007

Pontos : 63
Modelo do Carro : Renegade Sport Diesel

Obrigado

Mensagem por esticajacare em 3/10/2016, 16:59

@jeb escreveu:
@rafaelqueiroz escreveu:Sobre o assunto da quantidade de oleo lub nos motores a diesel estou ainda com essa preocupação. Como que no manual esta por volta de 4 litros e pouco e nas css estao colocando 6L. Fiz a primeira revisao semana passada e confirmei com o tecnico que o certo sao 6L mesmo e que o manual esta errado, icnlusive do flex tbm a quantiade esta errada. Mas e ai?! nao vai informar ou corrigir isso?! esta muita nas coxas esse atendimento Jeep, totalmente sem padronizaçao.

Rafael, não deixe colocarem 6 litros, pelo amor de Deus !!!! vai ter problemas no motor no futuro. Eu acabei de fazer a revisão do meu, e são exatamente 4.2 litros (diesel) com a troca do filtro. Só que, pela fração, paguei 5L e me devolveram os 0.8L. Tanto que na medição na vareta é exatamente isso. Se colocar a mais, aparece! Essa é sua maior prova.

Inclusive, se buscar nos fóruns italianos do Renegade, a litragem é 4.3 litros (0.1 de diferença). E outra, 6 litros é coisa de motor V8-V6 4.0, 5.0..... jamais um motor 2.0 vai necessitar de 6 litros, sem chance. A Hilux 3.0 vai 5.8L.... como que o Renegade vai mais??????? Questione na css...

O manual não está errado, de jeito nenhum. Esse tipo de informação errada cabe até processo, sabia? Já vi erros em manuais, mas em coisas pequenas e não nas especificações.. se tiver eles emitem uma errata.... Querem te vender óleo a mais!!!

Pode ligar na Jeep e perguntar qual é a litragem correta, eu mesmo já o fiz pois eu tinha opção de fazer a revisão em algumas concessionárias e fui naquela que colocou a litragem correta.

As concessionárias estão com treinamento coxa. Inclusive, o manual do carro é o seu porto seguro na hora de acionar a garantia. Lembro que a concessionária não é o fabricante, mas sim o representante da marca, tanto que estão sempre sob avaliação da fábrica, e a fábrica Brasil sob a Jeep internacional...

Eu abriria uma reclamação no SAC e pediria esclarecimentos sobre essa diferença, abriria uma reclamação. A fábrica vai ter que te dar um retorno e/ou Procon , pois isso é cobrança indevida.... o manual do carro é como a constituição, existem direitos e deveres.

[]s
J.

Muito obrigado jeb, pelo retorno.

Realmente tem duas concessionarias que eu liguei e eles insistem em confirmar que são 6 litros de óleo. No SAC eles confirmam que é conforme o manual. Que pena que algumas CSS estão tão despreparadas ou má intencionadas para cobrar 6 litros e te colocar apenas 4,2 litros

Abrs a todos

esticajacare

Pontos : 9
Reputação : 1

Mensagem por jeb em 3/10/2016, 17:08

@esticajacare escreveu:
@jeb escreveu:

[]s
J.

Muito obrigado jeb, pelo retorno.

Realmente tem duas concessionarias que eu liguei e eles insistem em confirmar que são 6 litros de óleo. No SAC eles confirmam que é conforme o manual. Que pena que algumas CSS estão tão despreparadas ou má intencionadas para cobrar 6 litros e te colocar apenas 4,2 litros

Abrs a todos

É muito simples. Vá no PROCON e abra uma reclamação, pois é cobrança indevida. O manual é que rege o carro, inclusive ele que te dá diritos e deveres. Já usei algumas vezes o Procon contra concessionárias, e sempre seu certo!

No máximo poderiam lhe cobrar 5 litros e lhe devolver os 800ml para um próximo uso. Daqui 3 anos, quando a garantia acabar e o motos começar a dar problemas, ninguém vai te ajudar (fábrica ou concessionárias), infelizmente.

Se continuarem a colocar essa litragem, quando acabar a garantia o motor vai aparecer problemas. Qualidade e quantidade de óleo é tudo para a longevidade do motor. Um motor é para durar milhares de quilômetros, mas se a manutenção correta, não dura nem 100mil km....

[]s
J.

jeb

Mensagem por Zé Chiquinho em 11/10/2016, 17:26

Depois que li esses depoimentos acima, resolvi olhar na NF da revisão de 20 mil km de meu Renegade TH diesel e qual não foi minha surpresa com ver que cobraram 6 litros de óleo, além do filtro de óleo, etc. Resolvi verificar então o nível do óleo do motor, de manhã antes de dar partida. O nível estava muito acima da marca máximo. Durante mais 3 dias, sempre de manhã antes de dar partida no motor, verifiquei e o nível estava da mesma forma, bem acima do nível. Então liguei no SAC da FCA, questionando sobre a quantidade de óleo do cárter do Renegade diesel e me informaram que é de 4,2 litros com a troca do filtro de óleo. Liguei então na RPJeep de Ribeirão Preto informando o ocorrido e me disseram para levar lá para verificação. Hoje levei lá, mas antes tirei foto da vareta mostrando o nível bem acima da marca máximo. Fizeram a verificação, pediram desculpas pela falha e trocaram o óleo novamente segundo eles, e me deram um cartão com um crédito do valor cobrado a mais, para compensar na próxima revisão. Na FCA, me perguntaram se eu queria que abrisse uma reclamação contra a concessionária pela falha ocorrida, mas eu disse que não era necessário, pois iria ver se eles admitiam o erro e me ressarcissem da cobrança a maior no óleo. Amanhã de manhã vou conferir se o nível do óleo se encontra dentro da marca máximo, pois vou fazer uma viagem de mais de 800 km.

Zé Chiquinho

Pontos : 54
Reputação : 2
Modelo do Carro : Jeep Renegade Trailhawk, preto 15/16.

Mensagem por jeb em 11/10/2016, 17:53

@Zé Chiquinho escreveu:Depois que li esses depoimentos acima, resolvi olhar na NF da revisão de 20 mil km de meu Renegade TH diesel e qual não foi minha surpresa com ver que cobraram 6 litros de óleo, além do filtro de óleo, etc. Resolvi verificar então o nível do óleo do motor, de manhã antes de dar partida. O nível estava muito acima da marca máximo. Durante mais 3 dias, sempre de manhã antes de dar partida no motor, verifiquei e o nível estava da mesma forma, bem acima do nível. Então liguei no SAC da FCA, questionando sobre a quantidade de óleo do cárter do Renegade diesel e me informaram que é de 4,2 litros com a troca do filtro de óleo. Liguei então na RPJeep de Ribeirão Preto informando o ocorrido e me disseram para levar lá para verificação. Hoje levei lá, mas antes tirei foto da vareta mostrando o nível bem acima da marca máximo. Fizeram a verificação, pediram desculpas pela falha e trocaram o óleo novamente segundo eles, e me deram um cartão com um crédito do valor cobrado a mais, para compensar na próxima revisão. Na FCA, me perguntaram se eu queria que abrisse uma reclamação contra a concessionária pela falha ocorrida, mas eu disse que não era necessário, pois iria ver se eles admitiam o erro e me ressarcissem da cobrança a maior no óleo. Amanhã de manhã vou conferir se o nível do óleo se encontra dentro da marca máximo, pois vou fazer uma viagem de mais de 800 km.

Zé, tenho certeza que estará no nível. Pode medir frio, ou aquele esquema no manual, do motor chegar na temperatura de trabalho, desligar por uns 5 minutos e medir. Dá certo também.

Duro que os efeitos do excesso de óleo não aparecem agora, mas sim depois, com o tempo. Pode ter aumento de pressão no cárter, vazamentos, ruptura de bielas, acúmulo de sujeira nas válvulas, etc. Aí, daqui uns 3-4 anos o problema aparece e ninguém sabe porquê.
Motor diesel é para durar uma vida, bem dizer.

J.

jeb

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: