Consumo Médio Diesel

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por CRACASSIS em 11/9/2016, 22:22

@GERALDO VERAS escreveu:Já viu se essa marca é no computador de bordo ou corresponde a realidade?? O meu faz 11 na cidade com o ar ligado e andando sem muitas acelerações. Se eu desligar o ar faz uns 11,7.
Geraldo, embora assim que percebo deligo e ligo, voltando ao normal, notei que o erro do computador aumentou nos abastecimento em que ocorreram o problema. O CB apresentou um consumo maior que o real em -3%, -1,7% e -1,5%, sendo que o normal é ficar entre -0,1% e 0,5%, ou seja, o CB normalmente indica um consumo maior que o real, mas sempre dentro da precisão da segunda casa decimal. Coincidentemente esses abastecimentos foram no mesmo posto, talvez o diesel estivesse com problemas.
No penúltimo abastecimento também no mesmo posto, não apresentou o problema e a diferença entre o CB e o real deu -0,3%.
Abs., Cracassis

CRACASSIS

Mensagens : 145
Pontos : 174
Reputação : 17
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 69
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por Paulo Eduardo em 12/9/2016, 09:47

Já fez a média de consumo pelo km rodado x combustível poder ser um problema a no seu computador de bordo e não no consumo do carro

Paulo Eduardo

Mensagens : 18
Pontos : 21
Reputação : 1
Data de inscrição : 02/08/2016
Idade : 38
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por GERALDO VERAS em 12/9/2016, 15:50

E esse RN em específico tem motor muito sensível para diesel. No órgão em que trabalho, usamos uma S10 2.8 2013 e, embora o motor dela seja destinado a usar o diesel S 10, por diversas vezes em ocasiões de urgência usamos o diesel comum S 500 e o carro pelo menos até agora não apresentou problemas. Por outro lado, tenho medo até de pingar diesel S 10 no meu RN. A impressão que dá é que o RN tem muita tecnologia, mas é bem menos robusto que esses outros utilitários a diesel.
avatar
GERALDO VERAS

Mensagens : 101
Pontos : 126
Reputação : 1
Data de inscrição : 10/01/2016
Idade : 28
Localização : Teresina - PI
Modelo do Carro : Sport Diesel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por CRACASSIS em 12/9/2016, 16:26

@Paulo Eduardo escreveu:Já fez a média de consumo pelo km rodado x combustível poder ser um problema a no seu computador de bordo e não no consumo do carro
Paulo, sempre tive planilhas de consumo dos meus carros. E o RN apesar de ter CB eu mantenho a planilha e acompanho o consumo real e comparo com o do CB.
Os percentuais que informei são os Km/l do CB dividido pelo Km/l real x100 e sistematicamente o CB apresenta um consumo maior, ou seja, menos Km/l que o real. Quando a diferença é menor ou igual a +/-0,5% considero que não há diferença.
Abs., Cracassis

CRACASSIS

Mensagens : 145
Pontos : 174
Reputação : 17
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 69
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por CRACASSIS em 12/9/2016, 16:35

@GERALDO VERAS escreveu:E esse RN em específico tem motor muito sensível para diesel. No órgão em que  trabalho, usamos uma S10 2.8 2013 e, embora o motor dela seja destinado a usar o diesel S 10, por diversas vezes em ocasiões de urgência usamos o diesel comum S 500 e o carro pelo menos até agora não apresentou problemas. Por outro lado, tenho medo até de pingar diesel S 10 no meu RN. A impressão que dá é que o RN tem muita tecnologia, mas é bem menos robusto que esses outros utilitários a diesel.
O que me intriga é que o consumo real, aparentemente não altera, o que me leva a acreditar que o CB dá umas falhadas.
Como sou muito exigente, fico analisando tudo que acontece, recentemente percebi que o Limitador de velocidade, as vezes limita e outras só avisa que ultrapassou e isso acontece quando o asfalto é irregular. Venho com o limitador funcionando não importa quanto eu piso no acelerador, ele não deixa ultrapassar a velocidade setada, basta passar por alguma trepidação que ele deixa de limitar e soa o alarme que ultrapassou a velocidade setada.
Abs., Cracassis

CRACASSIS

Mensagens : 145
Pontos : 174
Reputação : 17
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 69
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo

Voltar ao Topo Ir em baixo

DUVIDAS COM CONSUMO

Mensagem por Tulio em 29/12/2016, 17:41

Boa tarde Amigos

Tenho uma duvida, em outubro peguei um renegade a diesel, sport 2.0, fiz uma viagem de Foz do Iguacu a Blumenau, carro muito bom, mas o consumo dentro da cidade antes de pegar a estrada dava 8,0 a media e na viagem na estrada fiz a media de 13.
reclamei e concessionaria e me falaram que pelos 5,000km melhorava, ai vi uns comentarios e falaram a mesma coisa.
ate ai esperei, mas notei estou hoje com 6000 km e a media caiu para 7,5 em vez de aumentar, voltei na concessionaria e o mecanico
andou comigo pegou um pedaço da estrada e fez 12 no painel instantaneo, no trip A e B fez 11 ate ai blz dei por encerrado, observacao ele andava a entre 50 a 60 km/h, peguei o jeep andei na cidade a media 50 a 60km/l e fiz 8,5, isso foi no dia 28/12/2016 hoje dia 29/12/2016 acordei com a pulga atraz da orelha como conseguiu fazer 12 e eu fiz 8,5, andei de manha com o carro, e acelerava e tirava o pe do acelerador ai fiz 10, observacao na descida, so deixava ir na banguela, ou seja. tirava o pe do acelerador.
se eu pegar o carro e dirigir com o pe no acelerador entre 50 a 70 km por hora faço a media de 7,5 a 8,50 dentro da cidade, se eu andar tira o pe deixa ir depois acelera tira o pe depois acelera ai consigo fazer 11, mas isso e correto?
tem algo errado?
Agradeco a opniao de voces caros amigos

Tulio

Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 50
Localização : Foz do Iguacu - Parana

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por CRACASSIS em 2/1/2017, 21:45

@Tulio escreveu:Boa tarde Amigos

Tenho uma duvida, em outubro peguei um renegade a diesel, sport 2.0, fiz uma viagem de Foz do Iguacu a Blumenau, carro muito bom, mas o consumo dentro da cidade antes de pegar a estrada dava 8,0 a media e na viagem na estrada fiz a media de 13.
reclamei e concessionaria e me falaram que pelos 5,000km melhorava, ai vi uns comentarios e falaram a mesma coisa.
ate ai esperei, mas notei estou hoje com 6000 km e a media caiu para 7,5 em vez de aumentar, voltei na concessionaria e o mecanico  
andou comigo pegou um pedaço da estrada e fez 12 no painel instantaneo, no trip A e B fez 11 ate ai blz dei por encerrado, observacao ele andava a entre 50 a 60 km/h, peguei o jeep andei na cidade a media 50 a 60km/l e fiz 8,5, isso foi no dia 28/12/2016 hoje dia 29/12/2016 acordei com a pulga atraz da orelha como conseguiu fazer 12 e eu fiz 8,5, andei de manha com o carro, e acelerava e tirava o pe do acelerador ai fiz 10, observacao na descida, so deixava ir na banguela, ou seja. tirava o pe do acelerador.
se eu pegar o carro e dirigir com o pe no acelerador entre 50 a 70 km por hora faço a media de 7,5 a 8,50 dentro da cidade, se eu andar tira o pe deixa ir depois acelera tira o pe depois acelera ai consigo fazer 11, mas isso e correto?
tem algo errado?
Agradeco a opniao de voces caros amigos

Tulio, o consumo real está batendo com do CB? O meu CB está apresentando um consumo inferior ao real, constantemente. É um problema intermitente e observo que o problema está ocorrendo quando "tiro o pé" o ponteiro indicador do consumo instantâneo, que deveria ir para o final do curso a direita, no 30, fica pelo meio abaixo do 20km/l
Estou próximo da revisão e esse é um dos itens que vou pedir para verificar. Os demais itens também estão relacionados com a eletrônica que também notei ser muito sensível a trepidação, em especial o limitador de velocidade que hora limita hora apita, basta passar por uma irregularidade na pista.

CRACASSIS

Mensagens : 145
Pontos : 174
Reputação : 17
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 69
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Testes

Mensagem por ricardofg em 15/8/2017, 17:16

Sou engenheiro e também sou consumo freak. O meu Sport Diesel 2017 ainda é novo, e tenho notado melhora no consumo depois dos 1.000km rodados. Então, se seu carro ainda é novo, não desespere se estiver fazendo uma média baixa.

Na última viagem, em uma estrada bem plana e pouco movimentada, fiz algumas médias de consumo. Eu rodava mais ou menos 100km tentando manter uma certa velocidade no piloto automático e via quanto dava a média. Em seguida zerava o CB e mudava a velocidade.

110 km/h: 14,5 km/L
120 km/h: 14,0 km/L
130 km/h: 12,0 km/L
160 km/h: 9,0 km/L (esse trecho foi de uns 50km)

Minha hipótese é que o motor é muito bom, moderno, mas a aerodinâmica do Renegade é bem ruim, é um carro quadradão. Então o arrasto aerodinâmico é grande e, como diz a física, ele aumenta com o quadrado da velocidade. Ou seja, a tendência é dar diferenças grandes se vc passar os 110-120 km/h. Até o sentido do vento pode influenciar. Não fiz o teste a 90km/h por muito tempo, mas imagino que passa fácil dos 16 km/L.

Já na cidade, eu esperava um consumo melhor. Mas, como são trechos curtos, o motor não tem tempo de esquentar direito, muitos semáforos, pezinho pesado, entendo que não vai render mesmo. Antes dos 1.000km estava fazendo menos de 7,0 km/L (!!!), agora está passando dos 8,0 km/L.

Percebi também que o CB às vezes fica meio maluco, principalmente quando vc zera ele. A primeira média que aparece é quase aleatória, e ele vai ajustando conforme anda. Por isso eu desconfio muito de médias tiradas em trechos menores que 20km.

ricardofg

Mensagens : 5
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/08/2017
Idade : 37
Localização : Campo Grande/MS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por jeb em 15/8/2017, 18:26

@ricardofg escreveu:Sou engenheiro e também sou consumo freak. O meu Sport Diesel 2017 ainda é novo, e tenho notado melhora no consumo depois dos 1.000km rodados. Então, se seu carro ainda é novo, não desespere se estiver fazendo uma média baixa.

Na última viagem, em uma estrada bem plana e pouco movimentada, fiz algumas médias de consumo. Eu rodava mais ou menos 100km tentando manter uma certa velocidade no piloto automático e via quanto dava a média. Em seguida zerava o CB e mudava a velocidade.

110 km/h: 14,5 km/L
120 km/h: 14,0 km/L
130 km/h: 12,0 km/L
160 km/h: 9,0 km/L (esse trecho foi de uns 50km)

Minha hipótese é que o motor é muito bom, moderno, mas a aerodinâmica do Renegade é bem ruim, é um carro quadradão. Então o arrasto aerodinâmico é grande e, como diz a física, ele aumenta com o quadrado da velocidade. Ou seja, a tendência é dar diferenças grandes se vc passar os 110-120 km/h. Até o sentido do vento pode influenciar. Não fiz o teste a 90km/h por muito tempo, mas imagino que passa fácil dos 16 km/L.

Já na cidade, eu esperava um consumo melhor. Mas, como são trechos curtos, o motor não tem tempo de esquentar direito, muitos semáforos, pezinho pesado, entendo que não vai render mesmo. Antes dos 1.000km estava fazendo menos de 7,0 km/L (!!!), agora está passando dos 8,0 km/L.

Percebi também que o CB às vezes fica meio maluco, principalmente quando vc zera ele. A primeira média que aparece é quase aleatória, e ele vai ajustando conforme anda. Por isso eu desconfio muito de médias tiradas em trechos menores que 20km.

Ricardo, a tendência é melhorar. O meu ficou no consumo atual depois dos 10.000km. Hoje com 45.000km.

Na bandeirantes, constantemente a 120km/h, São Paulo-Limeira, carro lotado com ar faço entre 15km/l e 16km/l. Já em Minas Gerais as médias são menores, por muitas delas serem pistas simples, mas é em torno de 14km/l a 15km/l.

O mais econômico no meu caso, foi na BR-101 no trecho entre Floripa-Joinville.... entre 19km/l e 20km/l a 100km/h, carro lotado. Impressionante!

Quanto à questão da aerodinâmica, a Jeep informa 0.36 e outros sites 0.34. Como parâmetros, a Hilux 2017 tem 0.37, o Focus 2016 tem 0.28 segundo os sites. Embora isso não seja um parâmetro total, pois carros de fórmula 1 chegam a ter 0.70, por causa do downforce. De qualquer forma, me parece, que a resistência do Renegade é próxima de uma picape média, embora mais leve.

J.

_________________
Sport Diesel 16 + P. Safety + TPMS + Michelin LTX
Sport Flex 17 + P. Safety + iTPMS (da Chefa)
avatar
jeb

Mensagens : 700
Pontos : 867
Reputação : 87
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 40
Localização : São Carlos/SP
Modelo do Carro : Sport Diesel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por ricardofg em 16/8/2017, 09:32

@jeb escreveu:
@ricardofg escreveu:Sou engenheiro e também sou consumo freak. O meu Sport Diesel 2017 ainda é novo, e tenho notado melhora no consumo depois dos 1.000km rodados. Então, se seu carro ainda é novo, não desespere se estiver fazendo uma média baixa.

Na última viagem, em uma estrada bem plana e pouco movimentada, fiz algumas médias de consumo. Eu rodava mais ou menos 100km tentando manter uma certa velocidade no piloto automático e via quanto dava a média. Em seguida zerava o CB e mudava a velocidade.

110 km/h: 14,5 km/L
120 km/h: 14,0 km/L
130 km/h: 12,0 km/L
160 km/h: 9,0 km/L (esse trecho foi de uns 50km)

Minha hipótese é que o motor é muito bom, moderno, mas a aerodinâmica do Renegade é bem ruim, é um carro quadradão. Então o arrasto aerodinâmico é grande e, como diz a física, ele aumenta com o quadrado da velocidade. Ou seja, a tendência é dar diferenças grandes se vc passar os 110-120 km/h. Até o sentido do vento pode influenciar. Não fiz o teste a 90km/h por muito tempo, mas imagino que passa fácil dos 16 km/L.

Já na cidade, eu esperava um consumo melhor. Mas, como são trechos curtos, o motor não tem tempo de esquentar direito, muitos semáforos, pezinho pesado, entendo que não vai render mesmo. Antes dos 1.000km estava fazendo menos de 7,0 km/L (!!!), agora está passando dos 8,0 km/L.

Percebi também que o CB às vezes fica meio maluco, principalmente quando vc zera ele. A primeira média que aparece é quase aleatória, e ele vai ajustando conforme anda. Por isso eu desconfio muito de médias tiradas em trechos menores que 20km.

Ricardo, a tendência é melhorar. O meu ficou no consumo atual depois dos 10.000km. Hoje com 45.000km.

Na bandeirantes, constantemente a 120km/h, São Paulo-Limeira, carro lotado com ar faço entre 15km/l e 16km/l. Já em Minas Gerais as médias são menores, por muitas delas serem pistas simples, mas é em torno de 14km/l a 15km/l.

O mais econômico no meu caso, foi na BR-101 no trecho entre Floripa-Joinville.... entre 19km/l e 20km/l a 100km/h, carro lotado. Impressionante!

Quanto à questão da aerodinâmica, a Jeep informa 0.36 e outros sites 0.34. Como parâmetros, a Hilux 2017 tem 0.37, o Focus 2016 tem 0.28 segundo os sites. Embora isso não seja um parâmetro total, pois carros de fórmula 1 chegam a ter 0.70, por causa do downforce. De qualquer forma, me parece, que a resistência do Renegade é próxima de uma picape média, embora mais leve.

J.

Obrigado Jeb, informações interessantes. A minha ainda está com 2.000km, acho que melhora mesmo. E esses dados de arrasto eu não tinha, foi bom saber.

ricardofg

Mensagens : 5
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/08/2017
Idade : 37
Localização : Campo Grande/MS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por CRACASSIS em 16/8/2017, 11:43

RicardoFG, na realidade não é o carro que melhora com a quilometragem, são os motoristas que se adaptam à forma econômica de dirigir o carro, percebendo que certas atitudes economizam e outras, ao contrario, elevam o consumo. Com quase 35mil km rodados no Longitude com rodas 18", pneus verdes e 38psi. tenho obtido boas marcas andando nos limites permitido das vias sempre usando o piloto em estradas, com isso as necessidades de ultrapassagens são poucas, uma das ações que mais provocam elevação no consumo. Outra ação vilã do consumo são as subidas sem compensação nas descidas. A maioria do tempo a janela do "econometro" deve ficar acionada e instintivamente vai se percebendo quando o pé deve ser aliviado e quando pode pisar um pouco mais. Alem disso o sistema eletrônico tem um módulo que armazena o seu modo de dirigir e tenta otimizar em função dos dados acumulados. Se o modo é agressivo, o sistema otimiza mas "respeita" esse modo, ao contrário ocorre o mesmo. Se o modo de dirigir até então for agressivo e se pretende mudar, a melhor coisa é passar numa Css e pedir para Zerar o "módulo de aprendizado". Recomendo praticar acelerações e reacelerações lentas, isso vai ser útil no uso do piloto, principalmente quando ele percebe que o carro perdeu velocidade e tenta recuperar. Será brusca a aceleração para a recuperação da velocidade se no "módulo de aprendizagem" tiver armazenado suas acelerações brusca o mesmo ocorre no sentido oposto. São tantas as formas particulares que fica inviável listar. Minhas médias de consumo por abastecimentos iniciaram com 14/15 km/l e agora estão em 16/17 km/l e é comum eu fazer 20km/l em pista plana, no piloto à 90 km/h e 22km/l à 80 km/h real. Meu velocímetro tem um erro de mais 3km/h e quando quero estabelecer uma velocidade sempre coloco esses 3 a mais, tipo 83km/h. Espero também ter ajudado.

CRACASSIS

Mensagens : 145
Pontos : 174
Reputação : 17
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 69
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Consumo Médio Diesel

Mensagem por eltondoghetti em 23/8/2017, 04:59

2.0, diesel, 38 mil km rodados, ultimamente tem feito 16.5 km/L na estrada e 14.0 Km/L na cidade. Esta foi a média de ontem, a 120 Km/h com 5 adultos.

eltondoghetti

Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/01/2017
Idade : 66
Localização : Águas de lindoia-sp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum