Lavar demais é bom ou ruim?

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Lavar demais é bom ou ruim?

Mensagem por xara em 24/7/2017, 05:32

Por favor, relevem se considerarem a pergunta fútil diante de outras questões.

Cada vez mais o tempo é menor para passarmos o fim de semana lavando o carro pessoalmente, principalmente para quem não tem lugar para isso.
O jeito é levar num lava-jato onde nos oferecem aquelas opções de "cera" ou "resina".
Esses "aditivos" realmente são necessários? Se são, existem efeitos colaterais negativos?

Sujos (trilha) ou meio sujos (muita chuva na cidade), a frequência também pode prejudicar a pintura, com aditivos ou não?

E finalmente, aquele mito urbano: lavar o motor traz prejuízos?

xara

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Re: Lavar demais é bom ou ruim?

Mensagem por Lauro em 24/7/2017, 10:10

Bom dia xara, Eu sou meio relapso com limpeza de carro. Lavo uma vez por mês e olhe lá e nunca lavo motor do carro e nem jogo qualquer produto embaixo. Os meus carros antigos, corsa 2008, meriva 2009 e aircross 2011 nunca lavei o motor e nem por baixo. geralmente dou o famoso but em lava-jato. só pintura e aspirar.

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Re: Lavar demais é bom ou ruim?

Mensagem por fernandosousa em 24/7/2017, 22:11

Na minha percepção, o problema de lavar em lava a jato é que eles precisavam fazer o serviço rápido, então eles usam aqueles produtos que tem ou um pH muito ácido ou muito básico. Esses produtos reagem com a sujeira e usando uma lavadora de alta pressão fica fácil limpar o carro, mas esses produtos também vão degradando a pintura do carro. Se for um carro de cor prata vai demorar para perceber o dano, mas o vermelho parece desbotar com menos tempo. Talvez o uso de cera na lavagem ajude a reduzir o problema de perda de brilho. Mandar encerar e polir o carro em local especializado uma vez a cada 6 meses ou 1 ano que seja, não costuma ficar caro e tem um ótimo resultado, pelo menos para a aparência do carro. Lavar o motor não é necessário, a não ser que tenha muita lama grudada e atrapalhando, por exemplo lama nas correias. Mas o motor do Renegade, exceto a versão PCD, não parece ser difícil de limpar. O motor tem uma cobertura plástica e outras partes ficam bem fechadas. Só tomar cuidado com lavadoras de pressão e não aplicar jato direto na caixa de fusíveis e nos conectores dos sensores espalhados pelo compartimento do motor.

Eu lavo meu carro em casa e tenho usado um shampoo com cera de carnaúba (Mothers Wash and Wax), esse produto limpa bem e realça o brilho. Não é a mesma coisa que aplicar certa líquida ou pasta, mas mantém o brilho do carro.
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Re: Lavar demais é bom ou ruim?

Mensagem por xara em 25/7/2017, 02:44

@fernandosousa escreveu:Se for um carro de cor prata vai demorar para perceber o dano, mas o vermelho parece desbotar com menos tempo. Talvez o uso de cera na lavagem ajude a reduzir o problema de perda de brilho.

Não tinha pensado nesse detalhe da cor... O meu carro anterior era um sedan prata e o tive por 12 anos. Achava que a pintura (tom e brilho) tinha resistido bem a todos esses anos. Mas se fosse preto ou vermelho já não saberia dizer.

A vendedora da concessionária me ofereceu proteger a pintura do Renegade com uma aplicação de "titânio", "plutônio" ou "urânio" (já não me lembro mais o quê) por R$ 1.200,00 e, por me achar muito simpático Rolling Eyes , deu em cortesia uma impermeabilização dos bancos e um "repelente" de água para o para-brisas.
Fico imaginando se aquela "proteção" não é como aqueles remédios que matam a doença e o paciente.

xara

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Nooooossssssa! O teu carro vai ficar "um brilho"!!!!!

Mensagem por Paulo Frosi em 20/2/2018, 13:10

@xara escreveu:
@fernandosousa escreveu:Se for um carro de cor prata vai demorar para perceber o dano, mas o vermelho parece desbotar com menos tempo. Talvez o uso de cera na lavagem ajude a reduzir o problema de perda de brilho.

Não tinha pensado nesse detalhe da cor... O meu carro anterior era um sedan prata e o tive por 12 anos. Achava que a pintura (tom e brilho) tinha resistido bem a todos esses anos. Mas se fosse preto ou vermelho já não saberia dizer.

A vendedora da concessionária me ofereceu proteger a pintura do Renegade com uma aplicação de "titânio", "plutônio" ou "urânio" (já não me lembro mais o quê) por R$ 1.200,00 e, por me achar muito simpático  Rolling Eyes , deu em cortesia uma impermeabilização dos bancos e um "repelente" de água para o para-brisas.
Fico imaginando se aquela "proteção" não é como aqueles remédios que matam a doença e o paciente.

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Re: Lavar demais é bom ou ruim?

Mensagem por hermespires em 21/2/2018, 09:36

Diamantação é como chamam aqui.
Besteira... em três a seis meses sai tudo...
E cobram os olhos da cara.. aqui é MIL reais

@xara escreveu:
@fernandosousa escreveu:Se for um carro de cor prata vai demorar para perceber o dano, mas o vermelho parece desbotar com menos tempo. Talvez o uso de cera na lavagem ajude a reduzir o problema de perda de brilho.

Não tinha pensado nesse detalhe da cor... O meu carro anterior era um sedan prata e o tive por 12 anos. Achava que a pintura (tom e brilho) tinha resistido bem a todos esses anos. Mas se fosse preto ou vermelho já não saberia dizer.

A vendedora da concessionária me ofereceu proteger a pintura do Renegade com uma aplicação de "titânio", "plutônio" ou "urânio" (já não me lembro mais o quê) por R$ 1.200,00 e, por me achar muito simpático  Rolling Eyes , deu em cortesia uma impermeabilização dos bancos e um "repelente" de água para o para-brisas.
Fico imaginando se aquela "proteção" não é como aqueles remédios que matam a doença e o paciente.

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