Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Passeio na Baixada Santista
Ontem à(s) 20:12 por Chamber

» Troca das lâmpadas do farol por led
Ontem à(s) 20:05 por Chamber

» Problema no Turbocompressor Renegade Diesel
Ontem à(s) 12:28 por jasalgado82

» Renegade p/ deficiente sem rádio
Ontem à(s) 00:52 por Jjanuario

» Central Multimídia Relato
20/9/2017, 22:25 por genfa

» Li e fiquei perdido: multimidia
20/9/2017, 17:24 por genfa

» Renegade PcD Versão 2017
20/9/2017, 10:24 por marcio.k

» CONSIDERAÇÕES IMPRESSIVAS- RENEGADE LIMITED 2018
20/9/2017, 10:07 por Lauro

» Mirror cast - Dúvida
19/9/2017, 19:14 por Silrocha

» Engate para reboque
19/9/2017, 12:20 por MDCB

Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Jeep Renegade Clube em seu site de social bookmarking

Parceiros
Fórum grátis

Torque para aperto dos parafusos de fixação de roda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Torque para aperto dos parafusos de fixação de roda

Mensagem por fernandosousa em 16/4/2017, 16:49

O manual não trás essa informação. Alguém sabe qual o torque correto a ser aplicado para o aperto dos parafusos de fixação das rodas?
fernandosousa

Pontos : 133
Reputação : 12
Modelo do Carro : Sport Flex MT 2016/2016

Re: Torque para aperto dos parafusos de fixação de roda

Mensagem por fernandosousa em 18/4/2017, 09:46

Perguntei para a Jeep, pelo sistema de contato do site, e recebi a seguinte resposta:

Em resposta ao seu e-mail, informamos que não disponibilizamos de conteúdo técnico dos veículos. Por este motivo o ideal é que o senhor compareça a uma concessionária de preferência, onde os técnicos podem lhe auxiliar. Segue link para verificar as que melhor lhe atende. escreveu:

Quando a montadora diz que "não disponibilizamos de conteúdo técnico dos veículos" a piada está pronta!

Interessante que eu achei a informação no manual estadunidense.

http://www.jeep.com.eg/en/docs/om/bu/files/assets/basic-html/page599.html
fernandosousa

Mensagem por oesteves em 18/4/2017, 10:03

Legal! Desculpe-me a ignorância mas, fiquei curioso: qual a finalidade dessa informação? Pretende usar uma parafusadeira?

oesteves

Pontos : 84
Reputação : 1

Mensagem por hermespires em 18/4/2017, 10:10

Realmente, se o meu pneu furar, quando eu trocar, eu vou subir na chave de roda até fazer "trec trec" rs rs rs

oesteves escreveu:Legal! Desculpe-me a ignorância mas, fiquei curioso: qual a finalidade dessa informação? Pretende usar uma parafusadeira?

hermespires

Pontos : 592
Reputação : 75
Modelo do Carro : Longitude Flex 1.8 Branco

Mensagem por fernandosousa em 18/4/2017, 10:23

oesteves escreveu:Legal! Desculpe-me a ignorância mas, fiquei curioso: qual a finalidade dessa informação? Pretende usar uma parafusadeira?

Se você aplicar torque de menos a roda pode ficar solta e se aplicar torque demais pode danificar o parafuso e/ou o cubo. Aquilo foi projetado para ser apertado aplicando-se uma determinada quantidade de torque.

Ahh a parafusadeira... maldita parafusadeira! só aquele barulho já me irrita. Aquilo foi inventado pelo demônio para destruir os parafusos, rodas e cubos, só pode!
fernandosousa

Mensagem por oesteves em 18/4/2017, 10:25

Sim, mas é difícil aferir o torque aplicado pela mão, né? O manual que vc citou diz "120 N·m". Como saber se estou aplicando 110Nm ou 130Nm?

oesteves

Pontos : 84
Reputação : 1

Mensagem por fernandosousa em 18/4/2017, 11:26

oesteves escreveu:Sim, mas é difícil aferir o torque aplicado pela mão, né? O manual que vc citou diz "120 N·m". Como saber se estou aplicando 110Nm ou 130Nm?

É só usar um torquímetro, que é uma ferramenta específica para se medir o torque aplicado, por exemplo, em um parafuso. Acontece que um torquímetro bom custa pelo menos R$700,00 e muitas oficinas não tem esse equipamento e muita gente nem sabe da importância de se apertar os parafusos com o torque correto. Outra lugar que dá problema, geralmente por excesso de torque no aperto, é o parafuso do dreno de óleo do cárter. É comum aplicarem força demais e ele ficar travado ou acabar espanando.
fernandosousa

Mensagem por Lailson Suzarte em 18/4/2017, 17:40

Ja tive esse problema no meu VW Bora antigo. O cara apertou demais espanou a rosca do carter e eu tive que pagar 250 pra refazer no torneiro.
Lailson Suzarte

Pontos : 4
Reputação : 0

Mensagem por fernandosousa em 2/5/2017, 10:19

Eu entrei em contato com a Jeep pelo site pedindo o valor correto de torque a ser aplicado no aperto dos parafusos de fixação das rodas. Recebi a seguinte resposta:
Em resposta ao seu e-mail, informamos que não disponibilizamos de conteúdo técnico dos veículos. Por este motivo o ideal é que o senhor compareça a uma concessionária de preferência, onde os técnicos podem lhe auxiliar. escreveu:
Respondi o seguinte para a Jeep:
É no mínimo preocupante quando a fábrica do teu carro te responde dizendo que "não dispõe de conteúdo técnico sobre veículo". Eu moro a 200 Km da concessionária onde faço a revisão do carro, se um pneu furar, não é viável ter que que me deslocar até lá para apertar corretamente os parafusos que vão segurar a roda do carro. Lamentável que esse tipo de informação não esteja disponível no manual do proprietário. Aliás, no manual distribuído com o carro no EUA vem essa informação, mas como saber se o mesmo valor se aplica ao carro brasileiro? escreveu:
Não recebi resposta da Jeep. Então escrevi para a concessionária:
Possuo um Renegade Sport flex 2016 com rodas originais. Como a informação não está disponível no manual do proprietário, entrei em contato com a Jeep pelo site (protocolo XXXXXX), perguntando sobre o torque correto a ser aplicado nos parafusos de fixação da roda, para o caso de um pneu furar, por exemplo, e ter que retirar e recolocar a roda. A resposta que recebi é que deveria buscar essa informação junto a concessionária. Portanto, escrevo para solicitar a informação da quantidade de torque a ser aplicada (preferencialmente em N.m) no aperto dos parafusos de fixação da roda e aproveito para solicitar a informação do torque a ser aplicado para o aperto do dreno do cárter. Já deixei reclamação junto à Jeep pelo fato dessas informações não estarem disponíveis no manual do proprietário. escreveu:
Também não recebi resposta da concessionária. Então escrevi novamente para a Jeep:
Tenho um Renegade. Como não há indicação no manual do carro para o torque a ser usado no aperto dos parafusos de fixação das rodas, se estiver numa trilha e furar um pneu, efetuar a troca pelo estepe apertando manualmente os parafusos, depois me dirigir a uma concessionária Jeep adquirir um novo pneu, mas ao tentar instalá-lo for verificado que devido ao torque excessivo aplicado na instalação do estepe o cubo da roda foi danificado. O cubo será trocado em garantia? escreveu:
E recebi a seguinte resposta:
Em resposta ao seu e-mail, informo que é necessário primeiramente que o veículo seja submetido a uma análise em alguma concessionária autorizada da Jeep, pois qualquer solicitação de reparo em garantia é passível de análise na concessionária. Caso o senhor não concorde com posicionamento da mesma em relação a garantia do cubo de roda, o senhor pode nos retornar o contato (com dados da concessionária e demais relatos do ocorrido) para que possamos iniciar um atendimento visando maiores esclarecimentos. escreveu:
A conclusão é que como não temos o valor correto de torque a ser aplicado no aperto dos parafusos, se você danificar o cubo ou o parafuso ou se a roda soltar você vai depender de toda a burocracia da Jeep para conseguir arrumar o carro em garantia. Não era mais fácil colocar no manual os valores corretos de torque?
fernandosousa

Mensagem por alexfotoaventura4x4 em 3/5/2017, 18:21

Isso é só o início... O carro é um abacaxi
alexfotoaventura4x4

Pontos : 24
Reputação : 0
Modelo do Carro : Jeep Renegade Sport Diesel Preto 16/16 4x4 2.0 turbo
"Cascudo Negro!"