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Motor grilando/batendo pino (motor flex)

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Motor grilando/batendo pino (motor flex)

Mensagem por spacegen em 22/2/2017, 15:08

Pessoal, estou com um renegade 16/17 flex com uns 900km rodados e comecei a reparar que ele começou a grilar (bater pino), estou abastecendo ele somente com gasolina aditivada desde o começo (Shell).

Li em vários lugares que isso é um problema comum e a galera recomenda várias coisas como

1) Usar somente Álcool
2) Misturar um pouco de álcool na gasolina
3) Usar gasolina Premium

o carro de vocês apresentou esses barulhos? o que vocês estão fazendo para que isso não ocorra..
eu sempre tive carros somente a gasolina e o renegade foi o meu primeiro flex e achei bem estranho que esse barulho é "normal"

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Re: Motor grilando/batendo pino (motor flex)

Mensagem por Lauro em 22/2/2017, 18:33

Amigo, o meu é flex 16/17 também e teve uma vez que liguei ele e deu aquela batida, mas só quando liguei e depois parou. Acredito que isso esteja ligado à qualidade do combustível. Minha meriva de vez em quando faz também. Muda o posto para ver.

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Re: Motor grilando/batendo pino (motor flex)

Mensagem por WMoreno em 27/11/2017, 17:02

Caro amigo jipeiro spacegen, possuo um Renegade 17/17 versão Limited, atualmente com pouco mais de 4.000 kms. rodados.
Desde que tirei o veículo no início do ano (ando pouco), tenho abastecido o bruto com gasolina V-Power Shell, mas um belo dia por necessidade, lá pelos 1.500 kms. rodados, abasteci com DTClean num Posto Ipiranga da Avenida Washington Luis na maravilhosa cidade de São Paulo, onde nasci e habito.
Pimba !
À partir desse dia, meu Renegade começou a bater pino em baixa, parecendo um fusca velho ...
Reclamei com a concessionária e, de leve, fui recomendado a abastecer com gasolina Premium, de preferência a Podium Petrobrás a míseros R$ 5,00 o litro.
Resolvi encarar e imediatamente o barulho parou.
Ao esgotar dois tanques de Podium, voltei a abastecer com V-Power, mas junto voltou o barulho.
Pergunto ... Será que viciei o meu menino com gasolina de boa qualidade ?
Impossível fazer uso contínuo de Podium devido ao custo elevado.
Será que vou ter que amargar essa problemática desagradável para um carro novo que tanto amo até jogar na mão da CSS na revisão de 12.000 KM ???
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Re: Motor grilando/batendo pino (motor flex)

Mensagem por spacegen em 27/11/2017, 17:24

@WMoreno escreveu:Caro amigo jipeiro spacegen, possuo um Renegade 17/17 versão Limited, atualmente com pouco mais de 4.000 kms. rodados.
Desde que tirei o veículo no início do ano (ando pouco), tenho abastecido o bruto com gasolina V-Power Shell, mas um belo dia por necessidade, lá pelos 1.500 kms. rodados, abasteci com DTClean num Posto Ipiranga da Avenida Washington Luis na maravilhosa cidade de São Paulo, onde nasci e habito.
Pimba !
À partir desse dia, meu Renegade começou a bater pino em baixa, parecendo um fusca velho ...
Reclamei com a concessionária e, de leve, fui recomendado a abastecer com gasolina Premium, de preferência a Podium Petrobrás a míseros R$ 5,00 o litro.
Resolvi encarar e imediatamente o barulho parou.
Ao esgotar dois tanques de Podium, voltei a abastecer com V-Power, mas junto voltou o barulho.
Pergunto ... Será que viciei o meu menino com gasolina de boa qualidade ?
Impossível fazer uso contínuo de Podium devido ao custo elevado.
Será que vou ter que amargar essa problemática desagradável para um carro novo que tanto amo até jogar na mão da CSS na revisão de 12.000 KM ???

Opa, tudo bom.... cara eu moro próximo a este posto..... e nunca abasteci lá... mas se reparar eu postei esse problema em fevereiro desse ano (2017) e com o tempo foi fácil descobrir como o motor funciona.

1) Álcool você pode abastecer tranquilamente, nunca vai fazer barulho no motor (tanto que é o que eu estou utilizando hoje em dia)
2) Gasolina podium da petrobras funciona também, não faz barulho
3) Gasolina comum e aditivada da shell e petrobras faz barulho no meu carro.
4) Não testei a V-power da shell, como a podium da petrobras funcionou eu nem testei.
5) Gasolina de outras bandeiras (Ipiranga, Ale, etc) eu nunca coloquei no carro.

Depois de muito acompanhar o problema, devido a baixa octanagem das gasolinas comuns e aditivadas e a alta compressão do motor flex do renegade, elas acabam se auto inflamando ao entrar na área de injeção de combustível na câmara do motor, fazendo que "bata o pino".

como o álcool e a podium tem alta octanagem, ela aguenta essa taxa de compressão do motor.

então como andar com podium em são paulo é besteira devido ao custo e o limite de 50Km na maioria das avenidas, não vale a pena.

só utilizo álcool para andar na cidade, quando eu vou viajar eu coloco podium que aí vale a pena.

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Re: Motor grilando/batendo pino (motor flex)

Mensagem por Chamber em 27/11/2017, 18:05

Eu sempre coloquei gasolina comum no meu flex e jamais bateu pino....

Não aceito essa de ter que colocar gasolina podium no carro. Ele é feito pra usar qualquer gasolina de boa qualidade

Eu mudaria de posto, iria em mais de um para ver se passa. Em caso negativo, garantia nele

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Re: Motor grilando/batendo pino (motor flex)

Mensagem por Tonsic em 27/11/2017, 19:39

Acho que o Chamber tem razão. Não tem essa de ter que usar podium, essa é pra carros de alta performance. O jeep não especificou q se deveria usar uma gasolina assim. Balela... muda de posto ou garantia nele.
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Re: Motor grilando/batendo pino (motor flex)

Mensagem por hermespires em 28/11/2017, 10:23

Gasolina Podium é a desculpa do momento.
Nenhum carro é feito para "bater pino" com gasolina comum.
Ou a gasolina é ruim ou o carro tem problema.
Quem quiser que gaste 5 reais por litro para fazer rodar um motor bem antigo e sem nada inovador, como o Etorq.
Eu só coloco gasolina normal.
Estou com um tanque de álcool apenas para testar, pois aqui não compensa, pelo preço

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Re: Motor grilando/batendo pino (motor flex)

Mensagem por fernandosousa em 29/11/2017, 00:38

Eu só rodo no etanol. O preço aqui fica elas por elas, mas o etanol leva vantagem por dar mais potência e torque e manter o motor mais limpo.
Esse motor vem de uma longa jornada de desenvolvimento feita aqui no Brasil, então o pessoal da FPT conhece o tipo de combustível brasileiro e deve ter trabalhado muito para esse motor funcionar nas nossas condições, é bem diferente de um motor recém desenvolvido ou importado. Mas é claro que se for um combustível muito adulterado não tem o que fazer. Mas pode ser um caso de falha em algum sensor (de detonação por exemplo) e com isso estar afetando sistema de atraso de ignição. Seria interessante levar na CCS e passar no escaner e ver se não falhas registradas na memória da central.
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